Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

4 dicas que você precisa saber para organizar sua geladeira

Saber organizar a sua geladeira é essencial para quem não quer perder alimentos, além de ser imprescindível para a saúde. Confira nossas dicas sobre o assunto.

Manter a geladeira organizada é uma tarefa difícil, ainda mais se você mora sozinho, trabalha o dia todo e não para em casa. Também não é nada fácil para quem tem crianças, o abre e fecha, tira e põe de recipientes, os pedaços de alimentos que sobram… Tudo isso pode virar uma verdadeira bagunça regada por muito desperdício.

Quando chega nessa situação, é definitivo: precisamos limpa-la e organiza-la! Pode não parecer uma tarefa tão fácil, mas, levando em conta que tratamos de um espaço pequeno e que pode ser organizado em pouco tempo, separamos algumas dicas que facilitarão essa tarefa. Acompanhe e saiba como organizar sua geladeira e colocar a limpeza em prática:

1. Limpeza

Antes de qualquer coisa retire tudo de dentro do eletrodoméstico. Além de verificar se os alimentos estão ou não vencidos, assim é possível ver se há algum resto de comida a ser eliminado. Use apenas água e produtos leves que não tenham cheiro como por exemplo detergente neutro. Se não tiver detergente neutro, pode usar um com aroma, mas depois passe um pano com vinagre para desinfetar e tirar qualquer resíduo de perfume de dentro da geladeira. O ideal é realizar essa limpeza uma vez por semana, ou, no máximo, de 15 em 15 dias.

geladeira 5
2. Organizando os alimentos

Nessa etapa procure separar os alimentos mais utilizados, dividindo-os em alimentos líquidos e sólidos. Lembre-se que a parte de cima da geladeira é a parte mais fria, portanto, é preciso organizar os alimentos de modo que os com maior necessidade de refrigeração fiquem na parte superior e  os alimentos que podem ficar em local menos fresco, estejam na parte de baixo.

Na primeira prateleira: coloque os alimentos que precisam ser vistos, os mais usados, os que estragam rápido e as “sobras” (qualquer legume que não tenha sido completamente usado, assim como cebola e alho). Isso evita desperdício.

Na prateleira do meio: coloque frutas que tem muito liquido e itens que não apodrecem tão rápido, como ovos, geleia, manteiga, itens não tão comuns, como azeitonas e outros petiscos que precisam ser refrigerados.

Na última prateleira: saladas, frutas, carnes que estão descongelando e garrafas que precisem ficar deitadas.

geladeira 2

Na gaveta: A gaveta é geralmente usada para verduras e legumes em geral. Para que tudo fique bem separado e a vista, uma boa dica é usar potes/recipientes de armazenamento dentro da gaveta. O ideal é que eles sejam transparentes e do mesmo tamanho para manter um padrão.

Na porta: A porta da geladeira é a que fica menos refrigerada. Geralmente, as fabricantes já deixam as portas com lugares demarcados para garrafas de água, refrigerantes e espaços para pequenos recipientes, como ketchup, mostarda, temperos e outros condimentos.
Mas não caia no senso comum! Ovos e leite, por exemplo, não devem ser deixados na porta, como várias pessoas costumam fazer. Deixe esses alimentos nas prateleiras, pois o abrir e fechar da porta faz com que a temperatura da mesma oscile muito mais do que o interior do eletrodoméstico.

Congelador: Como sabemos, nesta parte colocamos qualquer item que precisa ser congelado e conservado por mais tempo em temperaturas extremamente baixas.

3. Recipientes

Sendo na prateleira, no congelador ou na gaveta, guardar tudo que for colocado na geladeira em potes mantém os alimentos melhor conservados. Procure usar potes de vidros e com tampa para sobras de comidas ou legumes e frutas que não tenham sido consumidos por completo. Procure recipientes médios e transparentes, que facilitem a identificação do que está sendo guardado, lembrando sempre de verificar se esses potes estão fechados corretamente.

geladeira 1

4. Lotação

É comum deixarmos a geladeira cheia, ainda mais após a compra do mês. E se você é daqueles que acham que geladeira lotada é sinônimo de fartura e adora deixar todos os espacinhos preenchidos, temos uma notícia ruim para você: esse não é um bom hábito.

A geladeira é um aparelho com limitações e não pode ser sobrecarregada. Deixar espaços é importante para que o ar circule, principalmente no congelador. Não coloque toalhas nas prateleiras ou lote o congelador de potes e carnes, pois isso só fará com que sua geladeira perca a capacidade de refrigeração e os alimentos se percam com maior facilidade.

geladeira 3

Dica especial do Imovelweb!

Para quem tem aquelas geladeiras em modelo inverse, lembre-se de trocar todas as dicas de baixo para cima. Nesses modelos, a parte inferior é a parte mais fria do refrigerador, portanto considere todas as nossas dicas ao contrário ;)

geladeira 6

Gostou? Então coloque em prática agora mesmo! Lembre-se que organizar a geladeira faz com que sua cozinha seja mais funcional e você economize tempo. Além disso, toda essa limpeza e organização traz economia nas suas compras e na sua conta de luz, já que eliminar o desperdício de alimentos e saber onde está cada item tornam seu dia mais fácil.

Fonte: http://www.imovelweb.com.br

Encontre-nos no facebook