Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

5 idéias sustentáveis fáceis de fazer

É possível praticar a sustentabilidade com alguns objetos e isso é mais simples do que imaginamos. Confira algumas idéias sustentáveis fáceis de fazer aqui.

Pequenas mudanças no ambiente e criamos um universo mais consciente e sustentável ao nosso redor. Além disso, hoje em dia é possível aliar decoração, beleza, criatividade e sustentabilidade em um mesmo espaço com ideias muito mais simples e que ajudam a reciclar materiais.

Ser sustentável não significa apenas separar o lixo corretamente ou usar a água e a energia de maneira mais consciente. Isso com certeza faz parte do processo, mas existem ideias sustentáveis, fáceis de fazer e que podem ser colocadas em prática em vários lugares.

Separamos algumas dessas ideias sustentáveis para que você possa aplicar aí mesmo na sua casa e começar a mudar o mundo a partir da sua casa.

1. Estruturas a mostra

Pode ser no quarto, na cozinha, na sala ou no banheiro, não importa. Atualmente a moda e a decoração apreciam itens mais rústicos nos ambientes. Um bom exemplo disso é a parede em tons de cimento queimado, cada vez mais populares.

Nesse caso, como podemos ver na foto abaixo, não existe nenhum tipo de forro, gesso, molduras ou várias e várias camadas de tinta. O teto foi deixado em sua forma original o que o deixa até mais fresco e cheio de identidade.

Para combinar com esse estilo, opte por paredes e móveis em tons mais claros, assim o ambiente não fica muito carregado. Você pode ousar até um pouco mais e deixar tijolos a mostra, assim como pilares da estrutura.

Porém, tome um pouco de cuidado. Aqui a linha entre o estilo e o descuido pode ser muito tênue. Não queremos que sua casa tenha um aspecto desleixado. Exatamente por isso, fique atento à fiação e se preferir use um pouco de tinta para melhorar o acabamento, porém prefira as tintas à base de água.


2. Madeira de demolição

Um dos pilares da sustentabilidade é o reaproveitamento de materiais. Saber reutilizar itens que muitas vezes são considerados lixo é a grande chave do negócio. Nesse caso, que tal usar a madeira de demolição?

Esse tipo de madeira não tem acabamento e nem cor uniforme, seus desenhos jamais serão perfeitos e iguais, aliás, o charme está exatamente nisso: exclusividade.

A madeira de demolição pode ser reaproveitada em vários locais, desde a mesa de jantar, passando por quadros e painéis até chegar em camas ou bandejas. Com o auxílio de um profissional que saiba manipular a madeira, é possível criar projetos únicos e incríveis, use a criatividade.


3. Mesa de Centro

Você já viu como uma mesa de centro feita de pneu pode se tornar na principal peça da sua decoração? Existem várias formas de fazer, cada uma delas pode adotar um estilo diferente e deixar sua decoração mais sofisticada ou mais rústica, a escolha é sua.

Entre os modelos mais buscados está a mesa que recebe um revestimento de corda ou palha, tornando a peça rudimentar. Porém, existem modelos que ficam lindos com espelhos na superfície e uma pintura ou revestimento de tecido ou peças descoladas e coloridas.

Quem aposta em um ambiente ainda mais rústico, invista sem erro nas mesas de centro feitas com caixotes de madeira, aqueles de feira mesmo. Lixe as laterais, use verniz para proteger e monte do tamanho que achar mais apropriado para sua decoração. Veja as opções nas fotos abaixo:


4. Móveis antigos ou reutilizados

Existem famílias que trazem móveis de geração em geração. Bom, chegou a hora de reaproveitá-los repaginados ou não.

Sempre é possível dar uma cara nova ao móvel usando pinturas, no caso de cadeiras use novos revestimentos, porém é bem interessante manter o móvel o mais original possível.

Caso não tenha nenhuma peça de família, visite antiquários ou lojas de móveis usados. É sempre possível garimpar uma boa peça, mesmo que possua marcas ou esteja um pouco detonada.

Aqui também vale a pena misturar, um bom exemplo disso é usar cadeiras diferentes na mesa. Podem ser de modelos diferentes e de cores diferentes também, isso vai deixar sua decoração mais descolada e 100% sustentável.

5. Iluminação

Citamos no início que a economia de luz faz parte da sustentabilidade de modo geral, isso inclui a decoração de ambientes. Abuse da luz natural e garanta mais economia na conta no fim do mês. Janelas mais abertas, cortinas com tecidos mais leves e se isso não for muito possível, invista em lâmpadas de baixo consumo, como as fluorescentes ou as lâmpadas de LED.

A diferença entre cada uma delas é a cor da iluminação, que pode ser branca ou mais amarelada, aí você decide de acordo com seu gosto pessoal, mas é bom saber que as luzes mais amarelas deixam o ambiente mais aconchegante, ou seja: ideal para os quartos.

Já as brancas deixam o ambiente mais frio, portanto devem ser usadas no escritório ou no cantinho que você usa para trabalhar, ler ou estudar.  Aproveite as dicas e invista em uma decoração simples, fácil de fazer e totalmente sustentável.

Fonte: http://www.imovelweb.com.br

Encontre-nos no facebook