6 dicas para organizar os armários da sua cozinha

Antes de pensar na organização, uma boa limpeza já dá outra cara para o espaço; categorizar os itens é fundamental. A cozinha é o ambiente mais gostoso da casa, mas se ela estiver desorganizada, certamente as experiências gastronômicas vividas nesse cômodo não serão tão prazerosas – e saborosas – quanto poderiam ser. A falta de […]

Antes de pensar na organização, uma boa limpeza já dá outra cara para o espaço; categorizar os itens é fundamental.

A cozinha é o ambiente mais gostoso da casa, mas se ela estiver desorganizada, certamente as experiências gastronômicas vividas nesse cômodo não serão tão prazerosas – e saborosas – quanto poderiam ser. A falta de organização nos armários da cozinha, por exemplo, pode deixar as tarefas diárias mais confusas e complicadas. Para evitar que isso aconteça na sua casa, o ideal é otimizar os espaços e arrumar os armários de forma prática e funcional. Quer saber como fazer isso? Então confira as nossas dicas e ganhe em organização e bem-estar.

Comece pela limpeza

Cozinha Gourmet Uniformidade na estante de armarios

Comece pela limpeza do armário, tirando a poeira do móvel e eliminando eventuais resíduos de óleo, tempero e afins. Tome cuidado para não molhar o armário desnecessariamente, deixando-o sujeito à formação de mofo e bolor ou até mesmo, causando o estufamento da madeira ou MDF. Normalmente um espanador e um pano levemente úmido são suficientes. Vale destacar que os utensílios, talheres e vasilhames devem ser guardados devidamente limpos e secos.

Categorizar é fundamental

armarios cozinha

A boa organização do armário depende diretamente da categorização. A primeira regra para deixar tudo na mais perfeita ordem é guardar os utensílios por grupos, ou seja, guardar itens semelhantes com semelhantes (panelas com panelas, talheres com talheres, xícaras com xícaras, formas com formas e assim por diante). Esse tipo de categorização facilita muito na hora de encontrar o que está procurando. Além disso, contribui para a manutenção da cozinha organizada.

Guarde os mantimentos corretamente

armario para a parede ao lado do balcão da cozinha. quem sabe sem portas. tá bonito!

Os itens abertos e de uso contínuo, como açúcar e sal, podem ser guardados em recipientes tampados, mas, nesse caso, é fundamental etiquetá-los com o prazo de validade. Quanto aos itens abertos, de uso menos frequente, como trigo, macarrão e farinha de rosca, podem ser mantidos na embalagem original, desde que você use um prendedor para fechar a boca da embalagem. Na hora de organizar os mantimentos dentro do armário, os produtos que você utiliza sempre devem ficar na frente, enquanto os itens de uso esporádico devem ser mantidos atrás.

Organize as gavetas

... #kitchen #decor #diy

A primeira gaveta deve ser usada para guardar os talheres, de modo que garfo, faca, colher e talheres de sobremesa fiquem separados. Use divisórias para facilitar essa tarefa. Os utensílios maiores, a exemplo de facas grandes, escumadeira, espátula e concha devem ser guardados fora das gavetas ou em gavetas específicas. Há inclusive acessórios organizadores feitos para pendurar esses utensílios na parede. Vale ressaltar que as outras gavetas devem servir para guardar os panos de prato, toalhas de mesa, jogos americanos, guardanapos e sacolas.

Cada coisa em seu lugar

Armario pra cozinha! diy

Use uma das prateleiras para guardar os potes e tigelas que possuem tampa. Separe-os por tamanho e mantenha-os abertos para não conservarem odores. O que você usa sempre, deixe ao alcance das mãos. As panelas, assadeiras e formas de bolo devem ser agrupadas no mesmo lugar e precisam ser colocadas umas dentro das outras, também por ordem de tamanho. Para otimizar o espaço as travessas devem ser guardadas na vertical.

Cuidado com as louças

Organize os pratos empilhados por tipo (fundo, raso, de sobremesa). Quanto aos copos, canecas e xícaras, nunca guarde-os empilhados, para garantir a integridade do vidro ou louça. Se houver espaço, separe uma prateleira para os itens voltados para ocasiões especiais.

Fonte: ImovelWeb

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: