Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

7 dicas para montar uma biblioteca em casa

Para os amantes da leitura, temos hoje o artigo perfeito. Descubra agora nossas 7 dicas de como montar sua própria biblioteca em casa

Qualquer um que seja viciado em leitura já sonhou em ter sua própria biblioteca. Seja para ler e descansar, lendo seus livros preferidos, ou até mesmo colecionando os exemplares conquistados ao longo da vida.

Nosso artigo de hoje é voltado para essas pessoas, afinal, quem adora ler tem sempre muito carinho por cada livro comprado, conquistado, ganhado, seja como for. Então preste atenção em nossa dica de decoração para ter uma biblioteca em casa e mãos à obra!

1. Escolhendo o espaço

Primeiro é importante que você saiba: não ter uma casa ou apartamento muito grande jamais deve ser usado como desculpa. Qualquer canto pode ser transformado em um local para o acervo de seus livros, uma parede vazia, na parte de baixo da escada, um canto da sala, do quarto ou do escritório, enfim. No caso de a escolha ser embaixo da escada, talvez exista a necessidade de um móvel sob medida, mas isso não é desanimador. Você mesmo pode fazer alguns ajustes para criar um móvel.

amborsi-etchegaray-cidade-mexico-antonio-sola15

biblioteca-em-casa-decoracao

tride_arq_triplex_perdizes_09

2. Conforto

Lembre-se que a leitura é uma atividade demorada, portanto, requer que seja feita de maneira confortável. Se o cômodo for usado apenas para esse fim e permite um bom espaço, invista em sofás, poltronas, pufes e muitas almofadas para garantir seu conforto e de quem mais for usar essa biblioteca caseira. É bom ter em mente que se você quer uma biblioteca em casa, está montando um local que requer introspecção, mas que também precisa ser aconchegante.

Biblioteca-em-casa-6

uda_metaphysical_remix_ripamonti_1

3. Iluminação

Nada pior do que ler em um ambiente escuro. Além de ser difícil, ler no escuro é prejudicial à saúde dos seus olhos. Portanto, invista em uma boa iluminação. A luz pode vir de um ponto principal, como uma lâmpada no alto ou um lustre, se o ambiente for de um cômodo inteiro só para a biblioteca. Já se o seu investimento for em um canto mais reservado, pode usar pontos menores espalhados, como abajures e luminárias.

Lembre-se que mesmo usando um cômodo todo para a biblioteca caseira, você pode espalhar luminárias e pontos de luz estrategicamente e criar uma iluminação mais baixa, aconchegante e propicia para a leitura.

biblioteca-simples-em-casa

4. Ausência de sons

Como já citamos antes, a leitura é uma atividade de introspecção, requer silêncio, concentração e o cômodo/canto de leitura deve ser praticamente sagrado. Evite colocar aparelhos de TV ou rádio no cômodo ou próximos ao canto de leitura. Se for possível, isole o cômodo para que ele tenha uma acústica totalmente livre de qualquer intervenção externa.

biblioteca-em-casa-como-montar

5. Organização

Ok, mas como vamos organizar todos os livros? São várias opções e aqui você deve considerar o que achar mais fácil ou mais prático para você.  Os livros podem ser organizados em orem alfabética dos títulos ou dos autores. Podem ser separados também por gêneros. Os livros não seguem regras de tamanhos, cores e pesos, portanto você pode se sentir livre para organizá-los como preferir. O colorido que essa organização de itens tão diferentes faz é apaixonante.

Tenha cuidado apenas com os livros mais antigos ou que já estejam um pouco danificados. Você pode deixá-los separados ou, se não forem uma raridade original, pode restaurá-los. Se a casa tiver crianças, coloque os livros deles na parte de baixo, facilitando o acesso e evitando acidentes, casos eles queiram subir para pegar algum livro.

como-montar-biblioteca-em-casa

6. Limpeza

Obviamente se você é um amante de livros, sabe que essas belezinhas precisam de cuidados muito especiais.

Jamais manuseie os livros com as mãos sujas, além disso, lembre-se que os livros são nada mais do que papéis, um ótimo chamariz de traças, mofo, bolor, o que faz com que seus cuidados precisem ser redobrados.

Pelos menos duas vezes na semana, faça a limpeza com flanela ou espanador. Passe-os nas laterais e nas extremidades dos livros para retirar o pó acumulado. Para evitar que os livros criem bolor, você pode passar perfume neles, apenas tenha cuidado para não deixar eles molhados.

Aliás, umidade e livros são coisas que não combinam. Procure escolher um canto da casa que não seja úmido para montar sua biblioteca em casa. Caso tenha algum livro úmido, coloque-o no sol antes de guardar o exemplar.

Caso realmente não tenha opção e o cômodo seja úmido, espalhe algodão embebido em terebintina, é uma substancia vendida em loja para produto de artes. Troque os chumaços de algodão a cada dois ou três meses, dependendo do nível de umidade do ambiente.

decor_do_dia_2014_01_19

7. Móveis

Por fim, mas tão importante quanto as outras dicas para montar uma biblioteca em casa, faça a escolha certa dos móveis que vão receber seus livros. Se tiver exemplares pesados, invista em móveis com madeira grossa ou prateleiras que estejam bem firmadas na parede.

Biblioteca-em-casa-10

Depositphotos_40592123_s

Lembre-se que se você tem um ambiente pequeno, pode usar apenas prateleiras para montar sua biblioteca em casa. Já se o ambiente será usado apenas para essa finalidade, invista em boas estantes, principalmente as que tenham portas de vidro, elas ajudam a proteger os livros. Lembre-se de limpar os móveis também, pelo menos a cada três meses.

Fonte: ImovelWeb

Encontre-nos no facebook