8 dicas de como enfeitar sua casa para festa junina

Junho é o mês das festas juninas e a decoração desse período é uma das partes fundamentais. Confira nossas dicas de decoração e aproveite A decoração de uma festa junina é o que reforça o clima de festa caipira, com muita animação, música e comidas típicas. Usar os itens certos e os materiais apropriados permite […]

Junho é o mês das festas juninas e a decoração desse período é uma das partes fundamentais. Confira nossas dicas de decoração e aproveite

A decoração de uma festa junina é o que reforça o clima de festa caipira, com muita animação, música e comidas típicas. Usar os itens certos e os materiais apropriados permite que você faça combinações perfeitas.

Nosso artigo de hoje vai te mostrar todas as dicas que você precisa saber para conseguir enfeitar sua casa para festa junina, receber os amigos e aproveitar o clima de São João.

1. Itens indispensáveis

Uma festa junina precisa ter cara de festa junina, para isso alguns materiais típicos não podem faltar de jeito nenhum. Pode chamar de itens básicos para uma boa decoração de festa junina: palha, tecidos estampados, muito retalho, bandeirinhas, chapéus e espantalhos. Com isso em mente, vamos as próximas dicas que muito dependem desses itens básicos.

decoração-de-festa-junina-16
2. Bandeirinhas e balões

Nada mais típico de festa junina quanto as famosas bandeirinhas e os balões no teto. Pode usá-los com estampas ou lisos, mas seja qual for a sua opção, que ela seja muito colorida. Afinal, uma boa decoração junina tem o visual bem descontraído e abusa das bandeirinhas e balões bem coloridos.

bandeirinhas

Tradicionalmente as bandeiras devem ser retangulares e ter um recorte de triangulo na parte de baixo. Elas podem ser de tecidos, papel crepom, sulfite, EVA, entre outros. Se a grana for pouca, aproveite páginas de revistas antigas.

Além de colocá-los no teto, você pode fazer mini bandeirolas e mini balões para enfeitar a mesa ou até prender bandeiras unitárias em palitos de sorvete ou churrasco e dar de lembrancinha no final da festa.

3. Cores

Como dissemos no item anterior, as cores fazem parte de uma decoração junina perfeita. Abuse das cores sem medo. Mas use cores fortes, chamativas, cores quentes que remetam justamente a itens que fazem parte da festa, como o fogo e o clima da roça. Coloque cores em tudo que puder, toalhas de mesa, bandeirinhas, cadeiras, roupas, quanto mais coloridos forem os enfeites de festa junina, mais bonita será sua decoração.

Ideias-de-decoração-pra-festas-juninas

4. Tecidos

Você vai precisar de muitos tecidos para enfeitar sua casa na festa junina. Quanto mais estampados eles forem, melhor. Pode misturar mais de um, mais de dois, mais de três tecidos. Misture o quanto quiser, retalhos são típicos de uma festa junina. Use tecidos florais, abuse do xadrez, pode usar tecidos estampados com temas próprios de festa junina, só não deixe de lado as cores. Lembre-se que tudo deve ter muita cor e ser chamativo.

Use também muita fita de cetim, pode ser de larguras e tamanhos diferentes.

imagem-910

5. Mesa

O item que todo mundo vai olhar, a parte onde os seus convidados com certeza vão dar uma passadinha: a mesa. Afinal, é nela que você vai colocar todos os quitutes típicos de uma festa junina. Aqui você pode aproveitar as informações da dica anterior e cobrir a mesa com uma toalha de retalhos, pode usar apenas uma toalha xadrez ou uma toalha lisa de cor bem forte. No caso de uma toalha lisa, além das comidas, abuse dos enfeites na mesa, afinal tudo precisa ter muita informação e ser chamativo.

decoracao-festa-junina

 

mesa

6. Flores

Use muitas flores do campo, como margarida, samambaia, mosquitinhos, entre outros. Se estiverem em vasos rústicos feitos de barro, melhor ainda. Coloque nas mesas, nos cantos, espalhe flores pela casa. Caso não consiga usar flores naturais ou alguém seja alérgico, você pode usar flores artificiais feitas de papel crepom ou outros materiais. Aliás, artesanato e enfeites feitos à mão em festa junina são uma boa pedida.

flores do campo
7. Fogueira

Você já viu festa junina sem fogueira? Porque eu não. Obviamente e por uma questão de segurança, só faça uma fogueira real se estiver em um ambiente próprio para isso, como um sítio ou chácara, por exemplo.

Se você morar em uma casa com quintal, os galhos de uma árvore podem te ajudar na tarefa. Coloque alguns tijolos ao redor e faça fogo! Cuidado se a sua festa tiver convidados pequenos, sempre deixe alguém próximo para evitar acidentes.

Já se o seu espaço se resume a um salão de condomínio ou a sala da sua casa mesmo, não precisa deixar a fogueira fora da decoração junina. Use a criatividade e faça a fogueira ser lembrada usando papelão, muito plástico colorido e iluminação entre eles.

Fogueira artificial (1)

fogueira artificial

8. Enfeites típicos
Nesse item podemos citar várias opções. Por exemplo, os chapéus de palha são ótimos enfeites juninos, podem servir de bandeja ou até podem até servir como “pratos”. Não entendeu? A gente te explica. Já pensou em servir pipoca em pequenos chapéus de palha virados para cima? É uma ótima opção.

15-ideias-de-decoração-de-festa-junina-6

Para as bandejas, use tudo de madeira. Se puder usar mesa de madeira é melhor também. Copos podem ser de alumínio, que remetem a roça/interior. Não se preocupe em ser tudo igual, a vantagem da festa junina é que nada precisa seguir um padrão, nada precisa ser igual.

Você pode usar espigas de milho espalhadas nas mesas ou armários para ajudar na decoração da festa junina. Aliás, que tal montar um bolo de pipoca? Fica lindo! Outra sugestão bacana é usar garrafas de vidro colorido para servir água e outras bebidas aos convidados.

bolo d epipoca

Abuse também de caixotes e regadores espalhados no ambiente. Não tenha medo de misturar nada, a estética da festa junina é naturalmente assim, remendada.

Nos sofás, espalhe muitas almofadas com remendos para ajudar no conforto de seus convidados e deixa a decoração da sua festa junina caseira ainda melhor.

almofadas e carroça

Por fim, use todo material rústico que encontrar, chame os amigos e aproveite o clima de São João para uma boa festa junina em casa.
Fonte: ImovelWeb

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: