Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Ano novo começa com planejamento

Boa parte das convenções prevê que as ações do condomínio sejam deliberadas ainda no primeiro trimestre

É durante os três primeiros meses do ano que todas as atividades do condomínio devem ser planejadas, desde a renovação de contratos até a reserva de fundos para o décimo terceiro salário dos funcionários. Tudo isso deve ser organizado em assembleia, e a participação dos moradores é essencial.

planejamento 2“Os primeiros meses do mês possuem muitas assembleias, pois a convenção determina assim. São essas reuniões as responsáveis pela organização de todos os planejamentos junto com o síndico e o conselho consultivo. Em alguns casos, é nas primeiras reuniões do ano que o sindico é eleito”, explica o diretor de condomínios, Marcio Bagnato.

Participação de todos

As assembleias têm como função deliberar sobre assuntos que visem a uma série de melhorias e questões de interesse comuns aos moradores.  O síndico deve sempre buscar a maior participação possível em todas as reuniões.

“A melhor forma de se conquistar a presença de todos é mostrando a importância que a opinião de cada um tem. O síndico pode usar elevadores e áreas comuns para postar comunicados avisando sobre a data da reunião e, claro, sempre buscando conversar com os moradores para fazer o convite”, completa.

Por motivo de férias e alguns feriados que costumam coincidir com datas comemorativas, Bagnato aconselha que assuntos de extrema urgência sejam deliberados após a segunda quinzena de janeiro.

Agenda organizada

Para Roberto Piernikarz, que também é diretor de condomínios, atrair a participação dos moradores exige entender quais são os melhores dias e horários para a maior parte deles. Vale até fazer uma pesquisa, conversando com alguns, para colher opiniões.

Quando o assunto são as contas do condomínio, Piernikarz comenta que essas primeiras assembleias são de extrema importância para passar transparência aos moradores.

“O sindico deve arrecadar dos moradores ao longo do ano um doze avos por mês do décimo terceiro para funcionários. Essa é uma medida que, por exemplo, deve ser debatida nas primeiras assembleias.”

Para que a reunião consiga bons resultados, Bagnato aconselha filtrar os assuntos que serão tratados e estipular um tempo de duração limite

“Nunca se deve ter mais do que cinco temas em pauta e uma boa assembleia não deve ter mais do que duas horas e meia de duração”, finaliza.

Para tudo dar certo

  • Verifique a disponibilidade dos moradores antes de convocar assembleias
  • Sextas-feiras não são dias aconselháveis para agendar assembleias, pois há pouca participação
  • Em caso de eleições de sindico, é aconselhável não colocar nenhum outro assunto na mesma assembleia

Fonte: iCondominial

Encontre-nos no facebook