Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Aprenda a pintar uma parede de tijolos

Efeitos como a pátina podem ser obtidos por meio de pinturas desgastadas feitas com tinta branca diluídas em muita água.

Até a Primeira Guerra Mundial, a maioria das fábricas era construída com paredes de concreto revestidas com tijolos aparentes. Tratava-se de um visual rústico e muito comum para a época, principalmente na Inglaterra. Com o passar do tempo, novos acabamentos e estruturas para vedação foram sendo explorados, como o concreto armado e o aço. Mas, os tijolos sempre tiveram o seu lugar.

Atualmente, a arquitetura e o design de interiores buscam entrelaçar acabamentos modernos com elementos antigos ou com ar rudimentar. É por isso que o tijolo aparente voltou com tudo. Tanto em casas, quanto em apartamentos, ter uma parede ou parte de um cômodo com esse acabamento virou “hit”.

Mas é importante saber que não basta deixar os tijolinhos à vista. Eles precisam de tratamento especial para se manterem bonitos e livres de mofo, infiltrações e umidade. E para isso é necessário pinturas especiais…

Como impermeabilizar a parede?

Se o seu desejo é dar um toque rudimentar à decoração, deixar aparente os tijolos de uma construção antiga é a opção mais interessante, mas para isso, a dica é manter os tijolos originais à mostra. No entanto, para que eles fiquem bonitos, livres da umidade e sem descascar é preciso impermeabilizá-los. Veja como fazer:

  • Limpe toda a parede com água e sabão ou com algum tipo de produto específico para esse fim, facilmente encontrado em lojas de tinta. Para as áreas mais sujas, use uma escovinhas com cerdas finas. Espere que a parede fique seca.

  • Verifique se a área precisa de reparos. Se estiver com pequenos buracos, falhas no rejunte, ou até mesmo bastante descascada, será preciso aplicar massa corrida (para defeitos pequenos) ou selante (para os casos mais graves). A dica é escolher um produto de qualidade e resistente à umidade.

  • Aplique duas demãos (com intervalo de descanso entre cada) de resina ou silicone líquido ou verniz acrílico. Na hora de comprar, verifique o resultado final prometido por cada um desses produtos e escolha o que preferir. Mas, em termos gerais, todos protegem a área da água e dão um efeito limpo e levemente brilhante. Espere o tempo de secagem designado na embalagem do produto.

É hora de pintar

Agora, se a sua ideia é usar a parede como elemento central decorativo, ponto de total atenção do cômodo, é interessante pintá-la. Certamente essa é uma das opções mais escolhidas pelos decoradores, visto que não é toda pessoa que gosta de manter tijolos ao natural. Siga os passos a seguir e veja com é fácil de fazer:

  • Lixe toda a parede (escolha uma lixa específica para tijolo).

  • Limpe com pano úmido e espere secar.

  • Passe com uma trincha um fundo preparador de superfície.

  • Pinte com uma trincha toda a superfície, inclusive o rejunte. Será necessário entre duas e três demãos de tinta para que fique bem uniforme. Não se esqueça de aguardar o tempo de secagem informado pelo fabricante.

Fazendo o acabamento

Se você quiser fazer um acabamento tipo pátina ou envelhecido, vai ser preciso pintar a área com tinta branca. Mas não precisa se preocupar: a tinta não precisa cobrir os tijolos integralmente, dando um ar proposital de “mal pintada”. Espere secar e aplique uma segunda demão (com a tinta um pouco mais diluída), dando preferência à cobertura do rejunte.

Você vai verificar que já está com cara de pátina, que nada mais é do que aquela pintura com efeito desgastado, deixando à mostra em alguns pontos a cor natural do tijolo. Mas caso prefira intensificar o efeito, passe uma lixa de leve depois que a parede estiver totalmente seca.

Dá para renovar o visual da sua casa em um ou dois dias apenas pintando ou tratando aquela parede de tijolos.

Fonte: ImovelWeb

Encontre-nos no facebook