Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Árvores frutíferas no quintal

Fazer um pomar no quintal de sua casa pode trazer benefícios estéticos e saudáveis para a vida da família; veja como cuidar.

Sabe aquele gostinho de infância, de sentar embaixo do pé de uma árvore e se esbaldar com os amigos em uma tarde de domingo? Não tem nada melhor do que uma fruta colhida no pé, em casa, sem agrotóxicos e em abundância. Deu saudades? Que tal reproduzir essa cena no seu próprio lar? Criar um pequeno pomar no quintal é possível, mesmo que seu quintal seja pequeno. Basta escolher as espécies certas. Conheça algumas dicas para transformar seu quintal em um belo jardim de frutas.

Escolha das espécies

ddg

Para escolher as espécies que farão parte do seu pomar é importante se atentar ao tamanho que as árvores poderão atingir e também ao tamanho dos frutos. Abacates e jacas, por exemplo, podem danificar telhados e automóveis ao caírem. Árvores que atingem grande porte, como as mangueiras, se plantadas próximo a casa ou muros podem danificar as estruturas. Árvores de pitangas, acerolas, limão, jabuticabas, mexerica, laranja e romã são boas opções para espaços pequenos. Se o seu quintal tiver o tamanho reduzido e, mesmo assim, você quiser colocar várias árvores, uma solução é recorrer aos vasos.

Plantio

O plantio é simples: para plantar diretamente no chão faça um buraco com cerca de 50cm e acrescente adubo no fundo. Cubra com uma pequena camada de terra e depois coloque a muda. Não deixe a planta em contato direto com o adubo, pois ela pode se queimar e isso prejudica o desenvolvimento. Para utilizar vasos, escolha modelos maiores, com espaço para que a raiz se desenvolva. Coloque pedras e cascalhos no fundo dos vasos para facilitar a drenagem da água. Nos dois casos, a irrigação deve ser feita duas vezes por semana. Em períodos de grande estiagem, ou na época de safra aumente a frequência.

Prevenção de pragas e doenças

Um grande desafio para quem cultiva árvores frutíferas em casa são as pragas e doenças causadas por fungos, que muitas vezes podem comprometer a saúde da planta. Uma boa dica é pulverizar sobre a árvore uma mistura de cal virgem, água e sulfato de cobre. Esse prática pode ser feita anualmente.

Pode

Nunca se esqueça de esterilizar seus equipamentos de poda, do contrário, você pode transmitir fungos entre as suas plantas.

A poda das árvores deve ser feita uma vez ao ano, normalmente após o inverno, mas esse período irá variar de acordo com a espécie. Nunca pode as árvores na época de safra ou durante o período de floração.

Viu como é possível sim criar um pomar no quintal da sua casa? De acordo com a escolha das espécies é possível ter frutas durante todo o ano, e os benefícios não param por ai: sua casa ficará mais fresca e você ainda terá contribuído para um meio ambiente mais saudável e melhora da qualidade do ar. O pomar particular também será uma herança para seus filhos, netos e bisnetos. Pronto para colocar a mão na terra e começar a mudar a cara do seu quintal?

E se você já tem um pomar em casa, conte para gente quais os cuidados e as espécies que você cultiva, suas dicas podem ajudar os iniciantes no cultivo de árvores frutíferas.

Fotos: Pinterest

Fonte: ImovelWeb

Encontre-nos no facebook