Atenção à segurança durante os jogos

Reunir a família e os amigos em casa para assistir aos jogos da Copa é a opção de muitos torcedores. Geralmente, nessa época a tolerância para festas e o excesso de barulho é maior, mas, mesmo assim, é preciso ficar atento às regras do condomínio e à política da boa vizinhança. Esses cuidados valem tanto […]

Atenção à segurança durante os jogos

Reunir a família e os amigos em casa para assistir aos jogos da Copa é a opção de muitos torcedores. Geralmente, nessa época a tolerância para festas e o excesso de barulho é maior, mas, mesmo assim, é preciso ficar atento às regras do condomínio e à política da boa vizinhança.

Esses cuidados valem tanto para os condomínios que vão organizar eventos na área comum como para aqueles em que a festa ocorrerá dentro dos apartamentos. É importante também orientar os visitantes para seguir as normas do edifício, como a proibição de tomar bebidas alcoólicas na área da piscina, restrição comum em muitos regimentos internos. Vale lembrar que o morador responde por seus convidados e deve coibir comportamentos inadequados.

Cuidados

Os problemas mais graves que podem surgir durante as comemorações são os relacionados à ação de bandidos e ao uso de fogos de artifício. E, para evitá-los, uma medida simples e eficaz costuma ser tratar do tema em reunião com os moradores ou na distribuição de comunicados, que podem ser afixados em locais visíveis, como o hall de entrada e os elevadores.

Especialistas em administração condominial recomendam que o uso de fogos pelo condômino seja proibido nos prédios, já que podem provocar acidentes graves principalmente em condomínios onde há diversas torres ou edifícios vizinhos muito próximos.

Em relação aos riscos de assalto, moradores e funcionários, apesar do clima de festa, devem permanecer atentos, evitando, por exemplo, aglomerar-se na portaria. Para os porteiros a vigilância deve ser redobrada, já que o fluxo de pessoas é maior nessas ocasiões.

Seis Copas no condomínio

Mas, redobrando a segurança e atenção às regras, a época também é de alegria para moradores e funcionários. Marcos Russi é zelador do condomínio Real Park, em Balneário Camboriú, há 22 anos. “Trabalho aqui desde a copa de 94”, diz o zelador, que aposta no Brasil como campeão. Foi de Marcos a sugestão de colocação de uma bandeira do Brasil com 50 metros que cobre toda a frente do prédio no período da Copa. O síndico Alfredo Michaski  aprova a ideia, que já virou uma tradição no condomínio.

O zelador e os porteiros Clodoaldo e Joel assistirão aos jogos na portaria do prédio e até já compraram uma televisão nova. “Apesar de tudo o que tem ocorrido no país, continuo acreditando no futebol e no esporte. Estamos com fé que a Copa este ano será nossa”, diz o zelador.

 Dicas

  • Na época da Copa, os horários de entrada e saída de pessoas no prédio são alterados de acordo com os horários dos jogos. O período da tarde, geralmente mais tranquilo, passa a ser o de maior movimento. Por isso, a atenção do porteiro nesse horário deve ser redobrada;
  • Se o condomínio contar com circuito interno de TV, as câmeras devem ser convenientemente posicionadas nos salões onde haverá exibição dos jogos, nos corredores e áreas externas (inclusive nas garagens);
  • Redobre a atenção ao receber entregas. Nessa época, assaltantes podem se aproveitar do hábito dos moradores de utilizarem serviços de entrega de comida e bebida para entrar facilmente no prédio.

 Fonte: Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi), CondomínioSC

 

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: