Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Atitudes simples ajudam a economizar água no dia a dia

Pequenas mudanças na estrutura da casa e ações pessoais podem evitar o consumo desnecessário do recurso

A água é um recurso essencial, porém tem se tornado cada vez mais escasso. Justamente por isso virou tema importante no que diz respeito à sua preservação. Afinal de contas, este não é um recurso infinito e precisa ser utilizado de forma responsável, mesmo em épocas em que o racionamento não é necessário. É tarefa de todos a missão de ajudar na preservação e tomar algumas atitudes no dia a dia pode resultar na economia de água. Não precisa de nada complicado ou que atrapalhe o cotidiano. Ações simples podem ter resultados bastante eficientes. Saiba como economizar água.

Muitas pessoas se atentam à importância da água apenas em épocas de racionamento. Porém, a preservação deve acontecer de forma contínua. “Este é um recurso escasso e a preocupação em relação à sua preservação é global. É preciso conscientizar”, afirma Robson Salustiano, apoio técnico da diretoria Comercial da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). No verão, é natural que o consumo seja maior e o cuidado deve ser ainda mais redobrado. “O calor propicia e induz a consumir mais”, acrescenta.

 

economia de água
São muitas as atitudes que ajudam a economizar água no dia a dia (Foto: Shutterstock)

 

São muitas as atitudes que ajudam a economizar água no dia a dia. Algumas passam por mudanças na infraestrutura da casa. Investir em ajustes e trocas pode garantir um consumo menor. Outras dizem respeito a ações e campanhas coletivas. Por último, ainda existem possibilidades de economia que dizem respeito a mudanças de atitudes pessoais. E toda maneira é válida quando o resultado é positivo em relação à economia de água. Não só por conta do meio ambiente, mas também porque o consumo menor vai afetar diretamente no bolso.

 

economia de água
Na hora de fazer os serviços da casa também é importante ficar atento ao gasto de água, já que é possível economizar (Foto: Shutterstock)

 

Um condomínio, por exemplo, pode realizar uma campanha para a economia de água. “Pode realizar uma campanha interna de conscientização, distribuindo cartazes pelos murais, elevadores e envio de cartas aos apartamentos, assim será mais fácil as pessoas entenderem o sentido da campanha”, explica Robson Salustiano. Ele ainda considera que outra ação é propor nas reuniões de condomínio a individualização. “Assim os moradores terão noção do consumo de quanto gastam por mês”, acrescenta.

Um problema recorrente que impulsiona o gasto excessivo de água são os vazamentos. Portanto, é importante determinar um calendário de inspeções periódicas para checar se há vazamentos no prédio. “Com essa rotina, as contas podem reduzir em até 20%, sendo cada morador responsável pela verificação das instalações internas do seu apartamento”, explica o técnico.

 

economia de água
Um problema recorrente que impulsiona o gasto excessivo de água são os vazamentos (Foto: Shutterstock)

 

Outras atitudes dizem respeito à infraestrutura do imóvel. Alguns investimentos simples podem ter um resultado bastante positivo. Instalar temporizador nas torneiras e redutores de vazão nas torneiras da cozinha podem ajudar na economia. “Além disso, é bom procurar trocar os vasos das áreas comuns e unidades, já que os modelos com caixa acoplada reduzem de 24 para 6 litros o consumo por descarga”, diz Robson Salustiano.

A economia também pode passar por atitudes mais individuais em pequenas ações no cotidiano. “Fechar a torneira ao escovar os dentes, em dois minutos com a torneira fechada, é possível economizar 13 litros de água. Já o banho tomado em cinco minutos, se fechar o registro ao se ensaboar, gera uma economia anual de 30 mil litros. Também deve-se fechar a torneira ao se barbear”, ressalta o técnico. Ainda é possível reaproveitar a água do banho para fazer a limpeza da casa.

 

dicas-para-economizar-agua
Na hora de fazer os serviços da casa também é importante ficar atento ao gasto de água (Foto: Shutterstock)

 

Na hora de fazer os serviços da casa também é importante ficar atento ao gasto de água, já que é possível economizar. É fundamental, por exemplo, fazer uso racional da máquina de lavar roupa. “Evite lavar roupas em pequenas quantidades todos os dias e utilize a lava-roupas na sua capacidade máxima. Você pode também reaproveitar a água para limpar terraços e outras áreas externas do prédio”, explica Robson Salustiano. “Já em relação ao uso de lava-louças no lugar da maneira tradicional de limpeza pode economizar seis vezes a quantidades de água normalmente gasta”, complementa.

Quando for  limpar o quintal e calçada da casa, troque a mangueira por um balde e uma vassoura. “Essa medida gera uma economia de 279 litros a cada 15 minutos”, ressalta o técnico. A mangueira também deve ser deixada de lado na hora de lavar o carro. Utilizar um balde com um pano é mais econômico. Para regar as plantas, utilize um regador ou uma mangueira com esguicho. “Desta forma, evita a evaporação e uma economia de 96 litros. Além disso, o horário aconselhável é de antes das 10h e depois das 19h”, acrescenta. Ainda é ideal cobrir a piscina. “Com isso, é possível reduzir 90% da evaporação, chegando a uma economia de 379 litros de água por mês”, conclui.

 

economia-de-agua
Na hora de escovar os dentes, feche a torneira (Foto: Shutterstock)

Fonte: ZAP Imóveis

 

Encontre-nos no facebook