Bailes de carnaval em condomínios são opção para divertir jovens e crianças com conforto e segurança

Serpentinas, confetes e máscaras penduradas por um salão cheio de crianças fantasiadas, embaladas pelo som de marchinhas tradicionais. O carnaval também invade os condomínios nessa época do ano, como uma alternativa para que a criançada se divirta em segurança, sem precisar sair de casa. — Queríamos apresentar o carnaval para as crianças, mas tínhamos medo […]

Serpentinas, confetes e máscaras penduradas por um salão cheio de crianças fantasiadas, embaladas pelo som de marchinhas tradicionais. O carnaval também invade os condomínios nessa época do ano, como uma alternativa para que a criançada se divirta em segurança, sem precisar sair de casa.

— Queríamos apresentar o carnaval para as crianças, mas tínhamos medo de ir a bailes, porque eles tinham só 1 ano — diz a funcionária pública Luciene Ramos Pereira, de 41 anos.

Do encontro de pais e avós nas dependências do Condomínio Portal da Tijuca veio a ideia de enfeitar o salão, contratar barracas de comida e fazer um bailinho. Surgia o Baby Folia, em 2009. Este ano, a festa custará cerca de R$ 800, com decoração e barraquinhas. O aluguel do salão não foi cobrado do grupo de moradores.

— Cobramos R$ 12 de ingresso por adulto, para as despesas. As crianças não pagam — explica Luciene.

Para jovens também

No Condomínio Flamboyants Vertical Flat, em Araruama, a festa tem DJ e desfile pelo condomínio. Para os jovens, a diversão é no domingo e na terça-feira. Para as crianças, na segunda de carnaval.

— Nós os entretemos e não nos preocupamos, já que estão em casa — diz o síndico Luiz Torres, de 62 anos.

Confira as dicas para preparar o baile

Divirta as crianças

Pense em atividades que podem entreter as crianças, como brincadeiras de roda e cantinhos com atividades: um para a massinha, outro para os desenhos.

Decoração adequada

Micaela Góes, consultora de organização da Reformular, diz que deve-se providenciar uma decoração adequada para o público e o tipo de festa. “De acordo com a faixa etária escolha uma decoração atrativa”, diz.

Sinalização

Sinalize onde ficam banheiro, comida, bebida e lixo. “Faça placas coloridas e engraçadas. Assim, você educa e diverte”, diz.

Pegue com a mão

Escolha comidas e bebidas que não precisem de talheres ou pratos. “Assim, você não gera lixo e não tem despesas com itens descartáveis”, explica. Comidas em porções certas, como sanduíches prontos, ou refrescantes, como gelatinas e saladas de frutas, são a pedida para o verão.

Espaço com segurança

Se não for no térreo, o lugar deve ter proteção nas janelas (redes ou grades). Tenha cuidado também com quinas e escadas. “Isso evita que a diversão vire um pesadelo”, afirma Micaela.

Músicas culturais

A trilha deve ser com músicas tradicionais de carnaval. “É uma boa oportunidade para formar a criança, com sambas-enredo que façam parte da nossa cultura”, ensina.

Fonte: https://extra.globo.com

 

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: