Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Benefícios da individualização de hidrômetros em condomínios

A individualização de hidrômetros é vista hoje por especialistas como o grande diferencial para quem quer realmente diminuir o consumo de água em condomínios. Afinal, é um sistema justo: cada condômino paga apenas o que a sua unidade gastou – além dos custos da água utilizada nas áreas comuns. Quando não há individualização, o montante total gasto pelo condomínio é dividido pelo número de unidades, gerando, na maioria das vezes, um valor injusto para quem usa a água com consciência. Além disso, o condomínio, muitas vezes, acaba arcando com a conta dos inadimplentes, já que é obrigado a pagar o total e dele não é possível descontar a parcela de quem não pagou. Em condomínios mais modernos já existe este método para que a cobrança seja feita de maneira individual.

A economia de água por apartamento é o principal benefício da implantação dos hidrômetros individuais. De acordo com algumas empresas do setor, ela chega a até 40% do valor pago. Com o sistema implantado no condomínio, a detecção de vazamentos fica muito mais fácil, já que a empresa responsável pelo serviço monitora o consumo de água todo o tempo. Também fica quase impossível fraudar o sistema de abastecimento com os famosos “gatos” com a monitoração por unidade. Qualquer redução brusca de consumo é analisada.

Por fim, a individualização é uma maneira de combater a inadimplência, já que as contas do condomínio vêm todas no mesmo boleto. Dessa forma, as reuniões de condomínio terão um tema polêmico a menos e, portanto, menos brigas, já que por meio da individualização de hidrômetros cada um pagará exatamente o que consumiu.

Fonte: SeuCondominio

Encontre-nos no facebook