Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Bombeiros dão orientações de como agir durante temporais de verão

Em Taubaté, último fim de semana teve quedas de árvores e alagamentos. Danos causados por descargas elétricas também foram registrados

tempestade

No verão, as temperaturas altas e as chuvas fortes são frequentes. No último fim de semana uma chuva forte causou transtornos em várias cidades da região e o Corpo de Bombeiros, em Taubaté, recebeu inúmeros chamados. Foram registrados alagamentos, quedas de árvores, pessoas presas em elevadores e produtos eletrônicos danificados por raios na cidade.

De acordo com o balanço da Defesa Civil,  neste final de semana, 64 casas foram atingidas por alagamentos, houve 40 quedas de árvores e um destelhamento, porém não houve registros de feridos e nem desalojados. Os bombeiros orientam os moradores sobre os cuidados que devem ser tomados durante os temporais desta época do ano.

“Primeiramente, durante o alagamento, as pessoas devem desligar a energia de dentro de casa e tirar todos os aparelhos eletrônicos do contato com a água, assim como os alimentos”, explica o tenente Gláucio Cafalchio. Em caso de queda de energia durante as chuvas, Cafalchio sugere que as pessoas evitem o contato com a rede elétrica devido aos raios, que podem energizar a fiação.

O tenente informa ainda que a maioria dos condomínios residenciais tem alerta de proteção contra descargas atmosféricas, o que protege os moradores, mas que é necessário evitar estacionar o carro em local que possa ser alagado e não usar o elevador durante as chuvas fortes.

“Evite usar o elevador durante a tempestade, porque pode ocorrer uma interrupção no servidor de energia elétrica e a pessoa ficar presa. Caso a pessoa fique presa no elevador, deve manter a calma, e chamar o Corpo de Bombeiros ou a empresa autorizada para retirar”, afirmou Cafalchio.

Fonte: G1

Encontre-nos no facebook