Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Brasil a La Carte começa nesta sexta-feira

Restaurante Kan levará a culinária japonesa ao festiva

Antes mesmo do início, a primeira edição do Brasil a La Carte, que começa às 10h desta sexta-feira, já é considerado o maior evento gastronômico do Sul do Brasil. A proposta, inspirada no empório italiano Eataly, será oferecer todas as refeições (café da manhã, almoço, lanche e jantar) num único espaço. O Expo Renault Barigui ficará aberto das 10 às 22h nos dois primeiros dias (28 e 29) e das 10 às 20h no domingo (30). “Nossa intenção é resgatar aquela tradição de reunir a família em volta da mesa. As redes sociais afastaram muito as pessoas, mas a cozinha tem esse poder mágico de juntá-las para uma confraternização”, argumenta Pedro Colares, um dos organizadores do evento. Essa proposta inédita é apenas uma das atrações diferenciadas que o Brasil a La Carte está trazendo para Curitiba.

Além de vitrine para as últimas novidades da gastronomia, o festival possui praça de alimentação para mil pessoas sentadas, um coreto com música ao vivo, espaço de compras com inúmeras atrações entre expositores, cursos, workshops, aulas-show, concursos, “food trucks” e a presença de personalidades da gastronomia nacional – como os “Homens Gourmet” e o chef Alex Caputo – e internacional, como o chef francês Laurent Grolleau e o cervejeiro americano Brian Strumke.

Expositores

Estabelecimentos renomados de Curitiba e do interior do Paraná figuram ente os expositores do Brasil a La Carte. Dos cafés aos vinhos, das comidinhas de boteco à gastronomia internacional, o evento contará com a participação de aproximadamente 70 expositores, entre restaurantes, bistrôs, lanchonetes, cafeterias, sorveterias, “boulangeries”, adegas, importadoras de vinhos, cervejarias e até uma charutaria.

Além dos “comes e bebes”, no Expo Renault Barigui encontram-se utensílios culinários de última geração, levados pela Regali Per La Casa, linhas de cozinhas especiais da Todeschini, lojas de decoração e até mesmo os best-sellers da literatura gastronômica nacional e internacional, encontrados na Livraria Nobel.

Personagem principal

Os Homens Gourmet vão preparar pratos durante o evento

Sem dúvida, a comida é a grande atração do Brasil a La Carte. São cerca de 40 estabelecimentos com salgados, sanduíches, doces e pratos principais para todos os gostos. Serão encontrados nos três dias de festival desde quitutes rápidos, servidos por estabelecimentos como Açucareiras, Bazar Doce, Browneria Fantástica, Café Babette, Bistrô du Pastel, Cacau Doces e Confeitos, Cheiro de Bolo, Crepe Show, Fabiano Marcolini Alimentari, Rause Café + Vinho, Rose Petenucci, Sanduicheria Porco Nobre e Zezito’s Gourmet, até pratos regionais, como os servidos pelo Barreado Rosazul, e mais outros mais elaborados, que serão preparados na hora pelos restaurantes Armazém Português, Cantinho do Eisbein, Comidinhas Gourmet, Do Peruano Novo Andino, Ernesto Ristorante, Gepetto, Girassol, Italian Chic, Jô Buffet e Restaurante, Leve Pronto Delivery, Poco Tapas, Restaurante Empório Portofino, Restaurante Kan e Totopos Gastronomia Mexicana.

Os famosos cortes da raça Angus são o chamariz do estande do La Bodega Boutique de Carnes. A Novilho Nobre também está no evento, com uma completa linha de produtos para churrasco. Eleita recentemente uma das 100 águas minerais mais puras do mundo, a paranaense Serra da Graciosa marca presença com inúmeras ações em seu espaço. Os sorvetes também têm presença garantida no Brasil a La Carte, com destaque para os gelatos da Diletto, as delícias mexicanas do Los Paleteros e os preparados com cerveja da Gelataio.

Por falar em cerveja, o festival tem grande variedade de rótulos brasileiros e internacionais, levados pela Beer Maniacs, Clube do Malte e Templo da Cerveja, além das próprias fabricantes de Curitiba e região, como DUM, F#%*ing Beer, Morada Cia. Etílica, Pagan e Way Beer. As “boulangeries” presentes são a Empório Mercatore e Kaxassa, que têm uma grande variedade de itens para incrementar os pratos preparados pelos chefs de fim de semana. O evento também é palco de lançamentos da indústria, como os vinagres gourmet e os azeites da Chemim e os fornos e defumadores da PSX, que mostrará em primeira-mão o Fornetto, equipado com um sistema exclusivo de câmaras internas, que permitem uma defumação constante a temperaturas controladas, atingindo 300°C em apenas 20 minutos.

A Cogubras, empresa fundada em 2013 e especializada no cultivo de fungos, oferece kits especiais, que tornam possível o cultivo de cogumelos em casa. A ideia inovadora chama a atenção pela originalidade e praticidade. Os “Kits Cogoo” são compostos por pequenas caixas contendo, além da espécie que se pretende cultivar, uma mistura de materiais orgânicos, condicionados termicamente e livres de agrotóxicos. As caixinhas também contam com um borrifador especial para umidificar a cultura, que pode ser feita até mesmo em apartamentos. Seguindo as instruções da embalagem, dentro de uma semana é possível colher cogumelos frescos. As espécies oferecidas são nativas do Paraná e podem ser usadas tanto para consumo quanto para ornamentação. A grande novidade que a Cogubras lançará no Brasil a La Carte é o kit da espécie “Shimeji Branco”, que possui um sabor mais suave, além de ser fonte de fibras. O Shimeji Branco é altamente utilizado na cultura oriental e confere mais sabor e sofisticação a qualquer prato que componha. Outros tipos de cogumelos como o “Ostra Marrom” e o “Cogumelo Salmão” também estarão disponíveis no estande durante todo o evento.

Vinhos

O Brasil a La Carte Vins, espaço ocupado pelas importadoras All Wine, Giava Perini e Lario, traz rótulos nacionais e importados de variadas classes e tipos. Um sommelier circula pelo evento e dá dicas de harmonização para os visitantes.

A Lario Import – Export oferece uma seleção especial de vinhos italianos da região da Lombardia. Dentre os destaques estão o “Gaggiarone Cancello 4″, o “Bonarda dell’ Oltrepò Pavese (DOC)” e o “Groppello Garda (DOC)”. A grande maioria dos vinhos da importadora possui o selo “Denominazione di Origine Controllata”, o que garante a qualidade das uvas e das técnicas utilizadas na elaboração das bebidas. Todos fazem parte da seleção que estará disponível na adega durante todo o evento, inclusive com alguns vendidos em taça.

Especializada em vinhos chilenos, a Giava Perini preparou uma coletânea especial com produções da premiada Viña Camino Real, localizada aos pés da Cordilheira dos Andes. Já a All Wine aposta nas produções argentinas, que têm ganho cada vez mais notoriedade entre os chamados “Vinhos do Novo Mundo”. Provenientes da região de Mendoza, as melhores produções da Viña Amalia e da Trapezio também serão destaques no espaço.

Brigadeiro no palito é uma das delícias da Rose Petenucci

Concursos e desafios

Os “chefs de final de semana” têm a oportunidade de revelar seus talentos culinários nos concursos e testes que serão promovidos durante o Brasil a La Carte. O 1° Concurso Brewchef está desafiando a criatividade dos participantes, que elaboraram pratos com o tema: “A cerveja artesanal harmonizada à gastronomia paranaense”. A competição visa agregar novos sabores à gastronomia do Paraná, unindo-a à cultura cervejeira local. No domingo (30), os pratos dos finalistas serão avaliados por chefs do Espaço Gourmet Escola de Gastronomia, por mestres-cervejeiros da Procerva e pelo público. Ao fim do concurso, o campeão receberá uma certificação oficial, além de um kit de cervejas com jogo de copos, e uma “dolmã” modelo Julius, da marca Bragard.

Um pouco mais descontraídas, as brincadeiras são igualmente desafiadoras. O Teste Cego – “Você Conhece as Cervejas Locais?”, promovido pela Liga das Cervejas Extraordinárias, promete revelar os verdadeiros conhecedores das premiadas cervejas artesanais paranaenses. Já o “Teste seu Paladar”, realizado pela Bombay Herbs & Spices, desafia os visitantes com especiarias exóticas e a “pimenta mais forte do mundo”.

Decks, lounges e espaços para a família

O Brasil a La Carte conta com espaços confortáveis e aconchegantes voltados à confraternização entre familiares e amigos. Com capacidade para mil pessoas sentadas, a Praça de Alimentação será o espaço ideal para saborear as delícias trazidas pelos expositores do evento, que comercializarão os produtos a preços especiais e diferenciados em relação aos cardápios tradicionais. A presença de sommeliers circulando entre as mesas é a oportunidade para o público tirar dúvidas e harmonizar vinhos aos pratos de sua escolha.

Inspirado pelo charme havano, o Buena Vista Social Deck, montado pela Bulldog Tabacaria, é um espaço exclusivo para degustar drinks e charutos refinados ao som de ritmos cubanos tradicionais. Outro deck, o “Celebration a La Carte” é embalado pelo melhor da música eletrônica com a participação de DJ’s consagrados, entre eles Nizo Gomide. Com vista para o Parque Barigui, o deck conta com o serviço de drinks exclusivos, para tornar o evento inesquecível.

O Espaço Kids, pensado exclusivamente para os minichefs, possui atividades e oficinas para revelar o pequeno mestre cuca que existe dentro de cada um. Já na Cozinha do Chef, os visitantes podem vestir um “dolmã” profissional e posar ao melhor estilo “Gordon Ramsey”. O cenário, uma cozinha gourmet, promete deixar a foto ainda mais divertida.

Cursos, workshops e aulas-show

Cursos rápidos e workshops são promovidos em parceria com o Espaço Gourmet Escola de Gastronomia em dois espaços especiais, equipados com a estrutura das melhores cozinhas profissionais do país. Chefs consagrados compartilharão suas vivências com o público, proferindo aulas de forma descontraída, abordando desde práticas básicas na cozinha, até receitas da alta gastronomia. A grade completa de cursos está no site: http://www.brasilalacarte.com.br/cursos-aulas-show/grade/.

Pipoca “bafo de dragão” para soltar fumaça pela boca

Grandes nomes no universo gastronômico abrilhantam ainda mais o festival, com destaque para os apresentadores do programa “Homens Gourmet”, exibido toda sexta-feira, às 22h30, no canal FOX Life. Carlos Bertolazzi, Dalton Rangel e Guga Rocha estão no evento, dando dicas de culinária e preparando o Arroz de Costela e o Arroz de Frutos do Mar, vendidos a R$ 20 cada.

Outro convidado especial, o renomado cervejeiro americano Brian Strumke, profere uma palestra sobre “A vida de cervejeiro itinerante”, além de ser o juiz internacional da 1° edição do concurso BrewChef. Strumke é criador da cerveja Stillwater Artisanal Ales e, durante o evento, oficializa uma parceria com o mestre cervejeiro paranaense André Junqueira.

Food Trucks

Os “restaurantes sobre rodas” também estão entre as atrações, oferecendo pratos gourmet na versão “ready-to-eat”. O EATinerante é um dos Food Trucks mais badalados do país e estará pela primeira vez em Curitiba, trazendo delícias como a “Coxinha EATinerante”, que foi capa da Revista Gula em 2011. Outra atração do ramo, o “Los Mendozitos y una copa de vino”, é o primeiro wine bar itinerante do país – o empreendimento de Ariel Kogan, Danilo Janjacomo e André Fischer vende taças de vinhos argentinos com preços entre R$ 10 e R$ 16.

Mais Atrativos

A Trip Trade Viagens e Turismo apresenta no Brasil a La Carte opções de roteiros gastronômicos em várias regiões. Os pacotes comercializados pela agência paranaense contemplam passeios pelos maiores templos da produção de vinhos e da cultura gastronômica do mundo.

Confira abaixo alguns dos expositores do evento:

  • Açucareiras
  • Armazém Português
  • Barreado Rosazul
  • Bazar Doce
  • Beer Maniacs
  • Bistrô du Pastel
  • Bombay Herbs & Spices
  • Bulldog Tabacaria
  • Cacau Doces e Confeitos
  • Café Babette
  • Cantinho do Eisbein
  • Cheiro de Bolo
  • Chemim
  • Citroën Boulevard e Citroën Granville
  • Clube do Malte
  • Cogubras
  • Comidinhas Gourmet
  • Crepe Show
  • Diletto – Gelato Italiano
  • Do Peruano Novo Andino
  • Empório Mercatore
  • Ernesto Ristorante
  • Espaço Gourmet Escola de Gastronomia
  • Fabiano Marcolini Alimentari
  • Gelataio e Browneria Fantástica
  • Gepetto
  • Girassol
  • Italian Chic
  • Jô Buffet e Restaurante
  • Kaxassa
  • La Bodega Curitiba
  • Leve Pronto Delivery
  • Livraria Nobel
  • Los Paleteros
  • Novilho Nobre
  • Poco Tapas
  • PSX Indústria a Comércio LTDA
  • Rause Café + Vinho
  • Regali Per La Casa
  • Restaurante Empório Portofino
  • Restaurante Kan
  • Rose Petenucci
  • Sanduicheria Porco Nobre
  • Serra da Graciosa Água Mineral
  • Templo da Cerveja
  • Thermomix
  • Todeschini Água Verde
  • Totopos Gastronomia Mexicana
  • Trip Trade Viagens e Turismo
  • Vins Brasil a La Carte (All Wine, Giava Perini e Lario)
  • Zezito’s Gourmet

SOBRE O BRASIL A LA CARTE
O Brasil a La Carte, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de março, no Expo Renault Barigui, em Curitiba, será um festival gastronômico voltado a toda família. Entre as atrações programadas estão o 1º Concurso Brewchef, o Deck Sunset Celebration, o Deck Charutaria, Espaço Boulangerie, área com Food Trucks, além da exposição de novos produtos voltados à cozinha, lançamentos de rótulos de vinhos e cervejas especiais, presença dos apresentadores do programa de TV “Homens Gourmet” e de grandes nomes da gastronomia nacional e internacional, workshops, cursos, aulas show, cafeterias, Espaço Kids e degustação de pratos de mais de 30 restaurantes, com praça de alimentação para mil pessoas sentadas. O evento tem realização da OC Promotion Arts, co-patrocínio da GVT e apoio da Citroën Boulevard, Citroën Granville, Todeschini Água Verde, Abrasel PR, Instituto Municipal Curitiba Turismo, MSul, PVR, Espaço Gourmet e Procerva. Mais informações em www.brasilalacarte.com.br.

Fonte: ParanaShop

Encontre-nos no facebook