Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Climatização de dois ambientes com um aparelho split

Muitos consumidores compram um aparelho de ar-condicionado com a intenção de climatizar dois ou mais ambientes ao mesmo tempo, apenas com a mesma máquina. Basicamente, esta prática tem dois motivos: economia de investimento (na maioria dos casos) e restrição com estrutura física. Independente de qual for a causa desta adaptação, é necessário cautela para preservar a eficiência do equipamento novo.

Não há nada que impeça este tipo de procedimento, no entanto, cada sistema de climatização reage de uma forma após ser instalado. Isto é, os elementos presentes podem prejudicar ou não o rendimento. Quem irá indicar se é possível é o profissional técnico durante uma vistoria prévia nos cômodos envolvidos. Os elementos mais comuns que são avaliados para a inserção de uma máquina para dois ambientes são:

o Disposição de paredes

o Local das unidades, principalmente da evaporadora

o Qualificações técnicas do aparelho a ser usado

o Tipo de forro da construção

o Exposição solar da estrutura

o Metragem das áreas

o Número de passagens como portas, janelas e fendas

o Número de pessoas

Pontos a serem considerados nas adaptações de AC para dois ambientes

1. Nestes casos, é indicado que o ar-condicionado seja superdimensionado, isto é, adquirir um aparelho com potência acima da carga indicada.

2. Antes de comprar o AC, faça o cálculo de BTU dos dois ambientes separadamente, em seguida some os dois resultados.

3. Cada caso é um caso, mas em alguns deles, o Ar-condicionado não vai gelar por completo os demais ambientes, tenha isto em mente. Certifique-se disso com o aval de um técnico antes de fazer a compra.

4. Para quem instala a unidade interna em corredores ligados aos quartos, atenção: a ar gelado que sai do aparelho é mais pesado do que o ar quente. Logo, apenas uma determinada área nos cômodos ficará fresca. Isto ocorre porque as moléculas de ar frio estão mais próximas umas das outras, fazendo com que o ar insuflado seja mais denso.

5. Em casos sem a indicação técnica, com a finalidade de “economia”, é possível que haja a sobrecarga do aparelho, visto que ele estará trabalhando em dobro.

6. O equipamento não reconhece que tem dois ambientes para gelar. Ele só identifica que a temperatura solicitada não está sendo atingida, mantendo o compressor ativo por mais tempo do que o previsto.

7. A sua conta de luz irá aumentar, devido ao esforço do aparelho.

8. Caso haja a sobrecarga do aparelho, corre-se o risco de haver manutenções antes do esperado.

Fonte: Web Ar Condicionado

Encontre-nos no facebook