Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Como escolher o sofá ideal para colocar em casa

Peça é uma das mais importantes para o lar e precisa ser escolhida de acordo com as características da família.

Sinônimo de aconchego e conforto, o sofá costuma ser o queridinho da sala de todas as casas. Seja para assistir tv, receber as visitas, descansar depois de um dia cansativo ou mesmo reunir a família, é sempre ele o lugar agradável em que as pessoas sentam-se para conversar.

À primeira vista, pode parecer fácil escolher um sofá adequado, mas não basta que o móvel seja apenas confortável. É necessário levar em conta uma série de fatores importantes na hora de escolher, como espaço, dinâmica da casa, circulação no ambiente e o tipo de decoração.

Confira as dicas abaixo e descubra como escolher este móvel para a sua família.

Modelo e tamanho

O modelo pode variar de acordo com o espaço em que ele será posicionado. Se a sala for pequena, braços e suportes finos dão a impressão de que o móvel não ocupa tanto espaço. Para salas maiores, as peças com assentos mais cheios e braços largos são ótimas pedidas, pois mantêm a sensação de aconchego, sem interferir visualmente no ambiente.

Com relação ao tamanho, deve-se levar em consideração a quantidade de pessoas na casa e o espaço disponível. Sofás no formato de L podem ser boas opções, pois são mais espaçosos e em nada atrapalham a circulação, além de serem úteis na divisão de cômodos. Lembre-se de manter um espaço de circulação de cerca com 70 centímetros ao redor do móvel, inclusive quando se tratar de um chaise ou um modelo retrátil, que abertos ocupam um pouco mais de espaço.

Se a sala for pequena, prefira investir em pufes, que podem facilmente ser guardados embaixo de mesas e aparadores, ampliando o espaço quando for necessário. Banquinhos e poltronas também são apropriados, desde que permitam uma disposição confortável do espaço.

Estampa e revestimento

Para maior aproveitamento e até mesmo por questão de economia, um sofá liso de cores sóbrias, pode ser facilmente combinado com mantas e almofadas coloridas. Um móvel de qualidade costuma durar bastante e torna-se mais barato mudar o cenário com o passar do tempo caso os tons sejam neutros. Entretanto, a peça também pode ser utilizada para dar vida ao cômodo e, nesse caso, a cor e a estampa podem variar de acordo com o ambiente e a decoração da casa.

Parede amarela e sofá estampado.

Tons como bege, cinza e azul marinho estão em alta, mas preto, branco e marrom também são cores facilmente combináveis com almofadas e acessórios coloridos. Não há uma regra que determine que sofás de tons fortes ficam melhores em ambientes claros ou vice-versa, porém é importante considerar a iluminação e as cores do local, para que não fique escuro demais.

Para casas com crianças e animais de estimação, os sofás de cores escuras são mais práticos e fáceis de limpar. Os tecidos mais resistentes também otimizam a durabilidade do móvel, sem perder o charme e a funcionalidade. Couro e courino são práticos para limpar, mas tecidos como suede, veludo e sarja são um pouco mais confortáveis.

As capas também são excelentes auxiliares, pois podem tranquilamente ser retiradas para lavar e recolocadas, conferindo ao sofá um aspecto de estar sempre novo. Optar por capas na mesma cor do revestimento do móvel pode ser útil, mas mesclar tons e estampas também é um truque interessante para dar um ar divertido e arrojado ao ambiente.

Não esqueça de tirar as medidas das alturas e larguras máximas das portas de casa, do elevador, do prédio. De nada adianta escolher minuciosamente o modelo, se no dia da entrega o móvel não passar na entrada.

Para terminar, na hora de escolher o sofá ideal para sua casa, lembre-se de que nem sempre aparência é sinônimo de conforto. Então, experimente. Sente para verificar se é confortável, se é exatamente do seu gosto e só leve pra casa quando tiver certeza de qual é o seu eleito.

Gostou das dicas? Comente.

Fotos: Pinterest

Fonte: ImovelWeb

Encontre-nos no facebook