Como fazer uma limpeza impecável: paredes

Manchas nas paredes podem ser limpas com soluções caseiras bem simples de serem feitas; aprenda a receita A parede da sua casa está com um aspecto meio feio, com cara de quem está precisando de tinta? Você sabia que nem sempre o aspecto ruim da parede indica que ela precisa de uma nova demão? Se […]

Manchas nas paredes podem ser limpas com soluções caseiras bem simples de serem feitas; aprenda a receita

A parede da sua casa está com um aspecto meio feio, com cara de quem está precisando de tinta? Você sabia que nem sempre o aspecto ruim da parede indica que ela precisa de uma nova demão? Se a pintura é nova, mas algumas manchinhas, como marcas de cadeiras ou de insetos, começaram aparecer, uma boa limpeza pode dar uma renovada no visual! Quer deixar sua parede como nova? Então fique atenta(o) a este guia pra fazer uma limpeza impecável nas paredes!

Como limpar paredes pintadas

limpar a parede 1Para ter certeza de que você estará limpando a parede corretamente, tente se lembrar qual tinta foi usada. Nem precisa ter o galão em casa, sabendo o nome da tinta e da marca, uma pesquisa rápida na internet pode te auxiliar na limpeza. Algumas tintas, como as que usam água em sua base de composição, podem manchar se forem encharcadas durante a limpeza. Mas, se você não faz ideia da tinta que usou, uma solução caseira a base de vinagre branco limpa qualquer tipo de tinta.

Como deixar a parede pintada com tinta como nova:

  • Primeiro, retire todo o pó e sujeira solta da sua parede. Panos macios ou mesmo vassouras com cerdas macias são suficientes para fazer essa tarefa. Quanto mais frequente for essa limpeza básica da parede, melhor serão os resultados futuros, pois isso evita que a poeira acumule e acabe tornando necessária uma nova demão de tinta;

  • Depois de limpar o grosso, é hora de atacar as manchas! Misture água morna e vinagre branco em partes iguais e borrife nas manchas deixando agir de 1 a 3 minutos.

  • Passado esse tempo, esfregue delicadamente com um pano limpo e seco até deixar a parede o mais seca possível.

  • Se mesmo após essa receita a parede permanecer manchada, espere 1 dia e repita o processo.

Como limpar papéis de parede

Papéis de parede são lindos e dão uma cobertura maravilhosa, mas quando aquela sujeira gruda parece não haver solução. Nesses casos o hipoclorito de sódio resolve. Esse nome complicado é a denominação científica da água sanitária, bem conhecida de quem já fez, pelo menos, uma limpeza no banheiro. Para evitar o risco de manchas esbranquiçadas no papel de parede, a dica é diluir uma colher de sopa de água sanitária numa mistura de 5 litros de água morna e 3 colheres de detergente neutro.

Veja a receita para deixar o papel de parede limpíssimo:

  • Retire o excesso de pó e sujeiras soltas com um pano levemente umedecido;

  • Coloque 1 colher de sopa de água sanitária em uma mistura de 5 litros de água morna e 3 colheres de sopa de detergente neutro;

  • Com um pano limpo, molhe na mistura e depois passe na mancha do papel de parede;

  • Logo em seguida passe um pano umedecido apenas com água morna;

  • Seque com pano macio e limpo.

O que não usar na sua parede

Sabe aquela buchinha, esponja ou esponja de aço, usada para lavar a louça? Deixe-a bem longe na hora de limpar as paredes. Além de arranhar a pintura, elas criam uma porosidade maior na parede, deixando um ambiente propício para fungos. Também evite álcool, cloro ativado e desinfetantes, pois eles removem os pigmentos da tinta e ainda podem manchar a sua parede.

Mofo, gordura e umidade

Estes são três problemas bem comuns em paredes da cozinha e banheiro. Se a sua parede está sofrendo com isso, utilize a mesma receita de vinagre e água morna adicionando meio copo de suco de limão para cada litro da receita. O vinagre absorve o mal cheiro e o mofo, enquanto o limão tira as manchas de gordura da parede. Essa mesma receita vale para ser usada em paredes com azulejos ou papéis de parede em tecido e vinil.

Uma dica super especial para quem tem paredes brancas é adicionar 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma mistura de 1 litro de água e 5 colheres de sopa de detergente neutro. Tudo fica branquinho como antes.

Fonte: Imóvel Web

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: