Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Como funciona permuta de imóvel financiado pela caixa?

Permuta de imóvel é uma nova tendência no mercado imobiliário, mas você sabe como funciona? Acompanhe nosso artigo e entenda todos os detalhes

Conquistar o sonho da casa própria através de um financiamento de imóveis já é uma realidade na vida de muita gente, porém ao longo do caminho os planos podem mudar e aparecer à necessidade de mudança para um imóvel maior ou com alguma característica diferente do imóvel atual. Para esses casos, surge uma nova tendência no mercado imobiliário: a permuta de imóveis.

A permuta de imóveis é realizada quando em uma negociação feita entre duas partes, acontece a troca de bens equivalentes. Na permuta imobiliária de bens, os imóveis obrigatoriamente devem se equivaler financeiramente e o pagamento de impostos para a transação é bem menor, o que acaba tornando a permuta uma opção mais barata e simples para os donos de imóveis.

13_01_permuta

Exatamente por isso existe a dispensa de qualquer pagamento em dinheiro. A única diferença entre a permuta e a venda de fato é que a forma de pagamento não pode ser em dinheiro, caso contrário a troca é descaracterizada e o contrato passa a ser encarado como um contrato simples de compra e venda, com todos os impostos previstos para a transação.

Embora em porcentagem menor, o pagamento em dinheiro é feito em quantias pequenas, como uma forma de compensação para imóveis com pequena diferença de valores. A esse processo se dá o nome de “torna”. Um processo de permuta imobiliária pode acontecer em qualquer tipo de imóvel, como apartamentos, casas, terrenos, imóveis em construção e etc.

Como foi citado, caso algum imóvel ou bem seja de valor inferior, pode haver uma compensação de valores através de dinheiro, mas os clientes envolvidos na transação devem se cercar de inúmeros cuidados.

Quando é possível realizar a permuta de imóveis?

Mas e se o imóvel já for financiado? É possível trocar a dívida ou realizar a permuta de imóvel financiado pela caixa?

O processo de financiamento de imóveis através da Caixa Econômica Federal tem vários detalhes que são precisos conhecer antes de efetuar qualquer negócio. No caso de um imóvel financiado, é possível que ele sirva de garantia para novos créditos dentro da própria Caixa (no caso de um segundo financiamento, por exemplo), porém no caso do contrato de permuta a negociação precisa ser muito bem analisada.

Para um financiamento ser aprovado é preciso analisar idade do cliente, período de financiamento, condições de renda entre outros detalhes. Portanto, ao solicitar uma permuta de imóvel financiado pela Caixa é preciso ter ciência de que não só ela, mas a maioria dos bancos não aceitam a permuta de um imóvel que já está financiado, pois se outra pessoa será a dona desse imóvel será preciso realizar a mesma analise de perfil, renda, idade que foi aplicada ao primeiro financiamento. Como se tratam de perfis diferentes, nunca é possível manter o mesmo financiamento.

Ou seja, para quem já possui um imóvel financiado pela Caixa e está pensando em realizar uma permuta, saiba que o mais indicado é colocar o imóvel que você possui à venda e oferecer ao possível comprador uma transferência de dívida.

Uma possibilidade a se considerar também é a utilização do pagamento a receber pelo imóvel que foi colocado à venda para quitar seu saldo devedor. Nesse caso, ao receber o pagamento pelo imóvel, o cliente pode realizar a quitação de divida e entrar em um novo financiamento no mesmo banco ou em banco diferente, já que sua renda não estará mais comprometida com um financiamento de imóveis.

Procure também um profissional do mercado imobiliário ou vá até o banco onde seu bem está financiado e verifique todas as opções para realizar a permuta do seu imóvel.

Fonte: http://www.imovelweb.com.br/

Encontre-nos no facebook