Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Como organizar a lavanderia da melhor forma?

Ela costuma ser esquecida, mas pode se tornar um dos cantinhos mais gostosos da casa. Veja algumas ideias de decoração lavanderia e mãos à obra!

Não é porque é lugar de lavar a roupa suja que ela deve ser tratada de qualquer forma. Muito pelo contrário, a decoração da lavanderia pode ajudar bastante a rotina da casa, além de deixar o lugar muito mais bonito.

Para quem tem a sorte de ter um cantinho especial desses, selecionamos algumas dicas de como mantê-lo não só mais arrumado e prático, mas também mais bacana, de forma a valorizar ainda mais a decoração da casa como um todo.

E para quem a lavanderia é só um pedacinho da área com máquina de lavar e tanque, ficam os toques para facilitar o dia a dia. Confira e inspire-se para criar a sua própria decoração da lavanderia.

05_05_lavanderia

Otimize o espaço na decoração lavanderia pequena

Na maioria dos apartamentos de hoje ela é apenas um pedacinho da área, mas é justamente onde as roupas da casa toda são lavadas, secadas e passadas. A ideia então, é otimizar o espaço, criando uma decoração funcional.

Para isso, você deve começar pensando no seu conforto, tanto prático quanto estético. A primeira providência é usar revestimentos que sejam fáceis de limpar, para agilizar o seu dia.

05_05_lavanderia2

Opte por cores claras, que aumentam a sensação de amplitude e capriche na iluminação: além de deixar o ambiente mais arejado, a elétrica ou natural também colaboram para facilitar os trabalhos. A dica, nesse caso, é usar lâmpadas LED brancas, que são mais econômicas e duráveis.

Para ganhar mais espaço, opte por cestos dobráveis, feitos de tecido, para armazenar as roupas sujas ou as que estão para passar. Quando não estão sendo usadas, elas podem ser dobradas e guardadas em um armário ou prateleira. Além disso são bonitas, ajudando na decoração da casa.

Já em relação às máquinas do tipo lava&seca, dê preferência às que têm abertura frontal, que otimizam o espaço podendo ser colocadas acima ou abaixo da bancada. Os varais de teto também são uma ótima opção para as lavanderias pequenas, já que deixam as paredes livres para a colocação de armários e prateleiras.

Outra boa ideia são as tábuas de passar retráteis, que ficam escondidas quando não estão sendo usadas, não atrapalhando a decoração da lavanderia. Aproveite as paredes vazias e instale araras simples, daquelas presas da própria parede. Use-as para colocar roupas em cabides, seja para secar mais lisinhas ou as que já foram passadas.

Deixe o espaço mais flexível

Quer uma decoração bem bonita? Se você tem espaço há várias formas de compor um ambiente bastante agradável, ainda que funcional e flexível.

05_05_lavanderia3

Uma delas é apostando nos aramados ou conjuntos tubulares. Eles dão um aspecto ao mesmo tempo clean e sofisticado. Como deixam tudo à mão e à mostra, é preciso que o usuário seja organizado para não ficar uma impressão de bagunça.

O interessante dessa ideia é que há vários modelos, em cores e materiais diferentes. Para quem quer apostar na sofisticação, uma opção é usar conjuntos em aço inox. Ficam perfeitos com paredes clarinhas, principalmente as brancas, dando um aspecto limpo e elegante ao ambiente.

05_05_lavanderia4

Já quem gosta de um ambiente mais despojado deve apostar nos aramados coloridos. Apesar de os mais comuns serem pretos e brancos, as melhores lojas oferecem uma boa variedade de cores, como vermelho, laranja, verde e azul.

Como eles são compostos por módulos, você pode criar os mais diferentes formatos, de acordo com a necessidade da casa. Pode usar telas com ganchos para vassouras, cestinhas para produtos de limpeza, prateleiras e cabideiros.

Quem é mais tradicional provavelmente vai preferir colocar armários. Neste caso, dê preferência aos aéreos e aos compridos, excelentes para guardar vassouras e rodos. E para dar mais flexibilidade e facilitar a limpeza, use armários com rodinhas. Assim você pode mudar a arrumação de acordo com a necessidade e fazer a limpeza do chão mais facilmente.

05_05_lavanderia5

 

05_05_lavanderia6

Use cestos

Eles são perfeitos para guardar as roupas sujas e as que estão por passar. Se tiver espaço, dois são o ideal. Mas o legal é que eles podem ser encontrados em todos os preços e materiais, dos tradicionais artesanais de palha ou vime, aos industrializados, passando pelos plásticos coloridos e os de tecido. Além dos cestos para roupas, você também pode usá-los para os pregadores e materiais de limpeza.

05_05_lavanderia7

05_05_lavanderia8

Organizadores

Para quem não sabe, eles parecem aqueles potes de comida com tampa, só que bem maiores. Também podem ser encontrados em várias cores e preços, e a vantagem é que a tampa geralmente tem uma trava forte, que dificulta a abertura por crianças e pets. Por isso eles são ideais para você guardar aqueles produtos de limpeza mais perigosos, protegendo da curiosidade os pequenos e os amigões de estimação.

05_05_lavanderia9

Cesta com ventosa

São muito bonitinhas, também encontradas em tamanhos e cores diferentes, e costumam ser bem baratinhas. São perfeitas para as áreas com ladrilho, nos quais ficam fixas através das ventosas – ou seja, nem precisa furar a parede. Coloque pequenos itens de limpeza perto do tanque, por exemplo, como escovas, esponjas e pequenos frascos.

Sacola furadinha

De plástico ou de borracha, as sacolas são perfeitas para guardar miudezas. Elas podem ficar penduradas no cabideiro ou arara através de um ganchinho em “S”. Coloque panos de limpeza, material para engraxar sapato, etc. Além de ser fofa, fica tudo organizado – e também longe do alcance das crianças.

Suporte de parede

Use e abuse dos suportes de parede. Aqueles tubulares, geralmente brancos, não comprometem em nada a decoração lavanderia e economizam espaço. Você encontra suportes específicos para o ferro, para a tábua de passar roupa e ganchinhos para pendurar vassouras. Tudo muito em conta e fácil de encontrar.

Sapateira de parede

Ou organizador com bolso, como também é conhecido. Ele pode ser feito de vários materiais, mas o mais em conta é o de EVA. Alguns são bem coloridos e bem bonitos – tanto que tem gente que chega até a fazê-los de jardim vertical para vasinhos de suculentas, por exemplo. Ideia funcional e barata, é ótima para guardar escovas, rodos sem cabo e até material de limpeza também.

Dando um toque especial na decoração casa

05_05_lavanderia10

Que tal usar a decoração da lavanderia para transformá-la em um lugar fofo, que além de funcional seja também prazeroso de estar? Basta usar a criatividade e arregaçar as mangas.

Por exemplo, você pode pegar aquela bandeja bonita, mas que quase não usa, como quadro. E ela pode ser de qualquer material. Instale um ganchinho e coloque-a em um lugar de destaque.

Se os ladrilhos são brancos ou lisos, crie um mosaico com adesivos específicos. Eles são fáceis de comprar e mudam completamente o visual da lavanderia em pouquíssimos minutos, sem trabalho nem sujeira.

Faça um jardinzinho vertical com pequenos vasos de suculentas. Você pode usar a mesma sapateira que comprou para servir de suporte para produtos de limpeza. A dica, nesse caso, é escolher uma mais resistente, de plástico, e bem colorida. Use suculentas e cactos que precisam de pouca manutenção e ficam muito charmosos.

05_05_lavanderia11

 

Faça um quadro de recados no quadro de luz com um tecido adesivo ou papel contact. Forre todo o quadro, alisando bem com a ajuda de um cartão de crédito ou régua para não formar bolhas. Se houver fechadura ou puxador, use um estilete para deixá-la aparente. Agora é só escolher alguns ímãs bem descolados e deixar recados, colar calendário, fotografias, etc.

Fonte: ImovelWeb

Encontre-nos no facebook