Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Comprar um imóvel: melhor momento para negociar no mercado imobiliário

Menor taxa Selic registrada nos últimos anos, redução no valor dos imóveis, acesso às contas inativas do FGTS, entenda esses e outros motivos que provam isso

Durante o início dos anos 2000, nosso país estava em um grande momento quando o assunto era o mercado imobiliário. O valor dos imóveis estava cada vez mais no alto, graças à taxa de juros reduzida e a facilidade com que os clientes conseguiam um financiamento com os bancos.

No entanto, esse incentivo à compra de imóveis impulsionou a indústria da construção civil de maneira exagerada. Aliás, durante a crise mundial dos anos 2000, onde o Brasil quase não foi afetado, a indústria civil foi a única que não chegou a demitir funcionários baseada na crise, pelo contrário, o número de corretores era cada vez mais crescente.

Romantic couple standing in front of their new house

Vamos abrir um parêntese aqui para te explicar uma coisa: os clientes estavam sim com facilidade para conseguir um empréstimo, mas isso não quer dizer que necessariamente todos eles tinham como pagar. Você já deve imaginar o que veio a seguir. Boa parte dos clientes não tinham como honrar seus financiamentos, a porcentagem de inadimplência no Brasil disparou a níveis jamais vistos, somamos a isso a descoberta do episódio mensalão e o início da crise política do país.

Aí você já sabe o que aconteceu: inflação disparada, redução do poder de compra e desvalorização da moeda. Junte todas essas informações com aquela que te demos no início, o crescimento exagerado da construção civil.

Acredito que nesse ponto você já deve ter entendido o que houve. Alta inflação, pessoas endividadas, muitos imóveis novos, muitos imóveis vendidos, mas devolvidos e o cenário mudou: muito produto, poucos compradores e o setor imobiliário se vendo obrigado a recuar, abrindo cada vez mais espaço para negociações.

Esse é o cenário atual vivido em nosso país. Sim, com maior poder de negociação, juros menores e podendo sacar FGTS de contas inativas, os clientes que souberam poupar e estavam aguardando, já podem comemorar. Estamos no momento ideal para adquirir imóveis no Brasil.

Pesquisas apontam que esse é o melhor momento de toda a última década para quem tem valores e pode investir em um imóvel. Apenas considerando a liberação das contas inativas do FGTS, o governo federal está projetando que R$30 bilhões sejam injetados na economia brasileira, o que pode contribuir para a redução no endividamento das famílias e para o crescimento econômico.

ano-2016-ideal-comprar-imovel

Além disso, em termos reais os preços de imóveis caíram segundo dados do mercado. Infelizmente o mercado imobiliário foi bastante afetado pela crise econômica, mas esse cenário pode estar ficando realmente no passado. De acordo com Otair Guimarães, grande empresário do setor imobiliário, o mercado enxerga com expectativas positivas essas liberações de FGTS, aliadas a redução da taxa Selic, apesar de ainda não sentir o impacto dessas alterações.“O mercado imobiliário ainda aguarda para avaliar o impacto da liberação desses recursos do FGTS inativo no mercado e aguarda uma redução ainda maior na Selic. O fato do trabalhador poder sacar o dinheiro e utilizar naquilo que preferir é bastante interessante. Além disso, a expectativa do trabalhador quitar dívidas pode resultar na queda da inadimplência, que tem impacto na melhoria das condições de financiamento. Fato positivo para o mercado de forma geral”, diz o empresário.

Com todas essas informações, não há dúvida. Se você é uma das pessoas que conseguiram poupar valores até aqui e conseguiu somar a isso um dinheiro que não estava previsto, não perca tempo. O cenário avaliado pela pesquisa é real e mostra que os donos de imóveis, construtoras e bancos estão abertos a negociar. Para os clientes é o momento ideal de comprar o imóvel dos sonhos, garantindo ótimas condições de pagamento.

Portanto, aproveite o momento atual que é ideal para comprar imóveis, mas o faça com muito planejamento. Se você possui valores para uma compra à vista, pode barganhar um bom desconto e fechar o negócio dos sonhos. Caso não tenha o valor completo, mas pode apresentar uma boa parte no valor de entrada, não hesite e aproveite para fazer bons negócios da mesma forma. Para que isso aconteça da melhor maneira, procure sempre um profissional da área, como um corretor de imóveis. Ele é o profissional ideal para te ajudar nesse momento de conquista de sonhos e realização de projetos.

Fonte: http://www.imovelweb.com.br/

Encontre-nos no facebook