Condomínio deve seguir regras de segurança e etiqueta na Copa

Reunir os amigos em casa para assistir aos jogos da Copa é a opção de muitos torcedores. Mesmo que a tolerância para festejos seja maior nessa ocasião, é preciso ficar atento às regras do condomínio e à política da boa vizinhança. Esses cuidados valem tanto para os condomínios que vão organizar eventos na área comum […]

Reunir os amigos em casa para assistir aos jogos da Copa é a opção de muitos torcedores. Mesmo que a tolerância para festejos seja maior nessa ocasião, é preciso ficar atento às regras do condomínio e à política da boa vizinhança.

Esses cuidados valem tanto para os condomínios que vão organizar eventos na área comum como para aqueles em que a festa ocorrerá dentro dos apartamentos.

É o caso da advogada Marcela Monteiro Guimarães, 36, que planeja assistir aos jogos com dez amigos. Uma empresa vai preparar os lanches e enfeitar o imóvel.

“Na última Copa, vimos os jogos na casa de um amigo, que também decorou o espaço. Agora será na minha.”

Alessandro Shinoda/Folhapress
Marcela Monteiro Guimarães planeja assistir aos jogos com dez amigos e contratou uma empresa para preparar lanches e enfeitar o imóvel
Marcela Monteiro Guimarães vai assistir aos jogos com amigos e contratou uma empresa para preparar lanches e enfeitar o imóvel

CUIDADOS

Os problemas mais graves que podem surgir durante as comemorações são os relacionados à ação de bandidos, ao uso de fogos de artifício e à soltura de balões.

E, para evitá-los, uma medida simples e eficaz costuma ser tratar do tema em reunião com os moradores e distribuir um comunicado.

Especialistas em administração condominial recomendam que o uso de fogos pelo condômino seja proibido nos prédios, já que podem provocar acidentes graves.

“Os fogos podem estar umedecidos por causa de armazenamento ruim e demorar a estourar. A pessoa acha estranho, abaixa o rojão para ver e estoura na direção dos outros”, diz o capitão do Corpo de Bombeiros de São Paulo Marcos Palumbo.

Quanto a balões, soltá-los é crime, o que também vale para os menores.

Em relação aos riscos de assalto, moradores e funcionários, apesar do clima festivo, devem permanecer atentos, evitando, por exemplo, aglomerar-se na portaria.

Para agilizar a entrada de carros, é recomendável que os moradores forneçam a lista de convidados ao porteiro.

Segundo Angélica Arbex, gerente de relacionamento da Lello Condomínios, nos finais do semana, 10% a 15% dos condôminos recebem visitas. Esse número, diz, deve dobrar ou até triplicar nos condomínios com amplas varandas nos jogos do Brasil.

“Os funcionários têm de ter muita atenção. Uns estão querendo ver o jogo, e outros, invadir o prédio”, diz Dostoiéviscki Vieira, diretor da associação Pró-Síndico (associação de síndicos).

ETIQUETA

Os condôminos devem lembrar também as regras de convivência, evitando excessos nas comemorações.

Também é importante orientar os visitantes para seguir as regras do condomínio, como a proibição de tomar bebidas alcoólicas na área da piscina, restrição comum em muitos regimentos internos.

Hubert Gebara, vice-presidente de condomínios do Secovi-SP (sindicato do mercado imobiliário), diz que o morador responde por seus convidados e deve coibir comportamento inadequados.

Ilustração Carolina Daffara Ferreira/Editoria de Arte/Folhapress

 
Fonte: Folha de S. Paulo

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: