Condomínio inova na geração de energia solar e na gestão de resíduos em SC

Produzir a própria energia , ajudar no abastecimento da região onde se mora e ainda ganhar um desconto na conta no fim do mês. Essas são algumas vantagens das regras criadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) há um ano para conectar as placas solares e hélices privadas na rede de distribuição. A outra […]

residencial-vivaProduzir a própria energia , ajudar no abastecimento da região onde se mora e ainda ganhar um desconto na conta no fim do mês. Essas são algumas vantagens das regras criadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) há um ano para conectar as placas solares e hélices privadas na rede de distribuição. A outra está diretamente ligada à sustentabilidade. O primeiro condomínio residencial do Brasil a aproveitar esses benefícios está em Florianópolis.

O empreendimento tem 28 placas fotovoltaicas que fornecem 90% da eletricidade consumida nas áreas comuns do condomínio – o restante é repassado ao sistema que alimenta o bairro. Idealizador do projeto no Vivá Residence Cacupé, Luiz Marchi explica que este é só o começo – um manual de boas práticas entregue a cada novo morador incentiva que as casas construídas no local utilizem o mesmo sistema.

O Vivá Residence Cacupé é um condomínio de casas situado numa das regiões mais tradicionais e bonitas da Ilha de Santa Catarina. O empreendimento, lançado no final do ano passado, é dividido em 43 áreas com metragens que variam de 700 a 900 m². De um total de 99 mil metros quadrados, onde mais da metade são preservados.

Tudo no empreendimento é pensado para que as pessoas vivam como em uma comunidade e de forma diferenciada. Do chão em lajotas permeáveis à horta orgânica em forma de mandala, a ideia é que os futuros moradores experimentem a sustentabilidade e uma vida com mais prazer em convívio com a natureza.

Para o melhor aproveitamento dos recursos naturais o residencial, além da usina geradora de energia solar fotovoltaica, realizou a neutralização do carbono gerado na obra e utiliza o reaproveitamento da água da chuva para irrigação de jardins e horta, limpeza das áreas comuns e dos vasos sanitários do Espaço Vivá.

O Vivá Cacupé tem, ainda, um Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) para separação e destinação correta dos resíduos gerados. Além disso, os resíduos orgânicos são transformados em adubo para jardins e hortas, por meio de compostagem.

Foto: Diego Redel

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: