Cozinha ganha visibilidade em compactos

Em apartamentos pequenos, área para as refeições se integra à casa, e eletrodomésticos viram item de decoração. Derrubar divisão com a sala é principal recurso para ampliar a área; peças embutidas dão ideia de organização Uma das principais dicas de arquitetos e decoradores para quem busca valorizar a cozinha é integrá-la ao restante da casa. Isso […]

Em apartamentos pequenos, área para as refeições se integra à casa, e eletrodomésticos viram item de decoração. Derrubar divisão com a sala é principal recurso para ampliar a área; peças embutidas dão ideia de organizaçãocozinha apartamento pequeno

Uma das principais dicas de arquitetos e decoradores para quem busca valorizar a cozinha é integrá-la ao restante da casa.

Isso pode ser feito retirando ou fazendo uma abertura na parede que a separa da sala, desde que a operação não danifique a estrutura do imóvel, ou instalando uma porta de correr mais larga que a tradicional, por exemplo.

Além de permitir a conversa entre duas pessoas em ambientes separados, a operação dá a sensação de amplitude, o que ganha importância ainda maior em apartamentos pequenos.

Para o arquiteto Gustavo Calazans, colocar bancada em dois lados da cozinha, em vez de armários, também causa a impressão de que o ambiente fica maior. A desvantagem é perder espaço de armazenagem.

Quem mantiver os armários poderá colocar iluminação em cima deles, rebatendo para o forro. De acordo com o arquiteto, a luz indireta faz o teto parecer que vai “estourar”.

Conjugar ambientes não é só uma opção na reforma da casa, mas também na compra de apartamentos novos.

Fernando Moliterno, diretor da incorporadora Idea!Zarvos, conta que, de dois anos para cá, a demanda dos compradores passou a ser, principalmente, por plantas com cozinha americana, quando esse cômodo e a sala têm comunicação entre si.

Nesse caso, eles preferem instalar um único piso nas duas peças, normalmente o porcelanato.

“A cozinha americana é uma tendência muito procurada nos lançamentos, independentemente da metragem dos apartamentos. Já quando o assunto é imóvel compacto, ela vira quase uma unanimidade”, diz Fátima Rodrigues, diretora geral de vendas da imobiliária Coelho da Fonseca.

Disposição

A arquiteta da incorporadora You, Thaís Fornazari, afirma que, quando a cozinha é integrada à sala, normalmente se utilizam móveis planejados, de forma a acomodar louças e copos nos armários superiores.

As panelas são colocadas nos armários baixos e os utensílios menores e mais bonitos ficam dispostos em nichos abertos.

Quanto à cor e ao material dos produtos, o inox ou acabamentos metalizados, como o evox, lideram a preferência de quem busca dar aparência contemporânea à cozinha, segundo Mario Fioretti, diretor de design e inovação da Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid.

Para quem não busca só espaço, mas diferenciação, o arquiteto José Ricardo Basiches recomenda usar tampos da bancada coloridos, como verde, cor-de-rosa ou laranja que contrastam com o restante do ambiente.

Fonte: Folha de São Paulo

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: