Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Cuidados com extintores em condomínios

Com cada vez mais acidentes envolvendo incêndio em condomínios nos últimos anos, a atenção dos síndicos e administradores está sendo redobrada para um item de segurança muito vigente e importante no combate ao fogo: os extintores de incêndio. O equipamento deve ser recarregado anualmente – apenas os modelos CO2 devem ser verificados a cada seis meses, e recarregado se houver necessidade. As mangueiras também merecem atenção, mas devem passar por teste hidrostático apenas a cada cinco anos.

Todos os estabelecimentos sejam eles edifícios residenciais, comerciais, indústrias, órgãos públicos, hospitais entre outros, precisam e são obrigados por lei, a dispor de extintores de incêndio, conforme definido pelo corpo de bombeiros. E em condomínios não é diferente. A segurança contra incêndio é um dos fatores mais importantes para um ambiente de harmonia no condomínio. Por isso, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é obrigatório. Ele certifica se o edifício vistoriado possui condições adequadas de proteção contra fogo e pânico. Sendo um equipamento de segurança e de grande importância para os condomínios, o extintor de incêndio, é uma ferramenta essencial ao combate ao incêndio. Este item, que muitas vezes passa despercebido pelos olhos dos síndicos, pode salva vidas e pode evitar incêndios de grandes proporções.

Desde de março de 2001, foi criado pelo INMETRO um Selo de Conformidade para extintores, que garante a qualidade do equipamento e das empresas especializadas na manutenção. O selo deve ser substituído a cada manutenção do equipamento, com a data do próximo vencimento (como na troca de óleo de um carro), e é válido em todo território nacional. O selo garante que o extintor ou serviço de manutenção foi certificado por uma instituição credenciada pelo Inmetro. Os extintores normalmente utilizados nos prédios são aparelhos com mais de dez anos de vida. Por fim, para que se possa ter segurança em condomínios, os extintores tornam – se uma importante ferramenta contra princípios de incêndios em condomínios.

Fonte: SeuCondominio

Encontre-nos no facebook