Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Dê uma nova cara ao seu jardim

Com pequenos toques, como mudança de vasos, novos plantios e adereços, o seu jardim terá um belo aspecto.

Ter um jardim lindo e colorido é ou não é um desejo de todos, afinal, o que mais poderia embelezar tanto um lar? A  grande questão é que muita gente acha que para isso é preciso ter um espaço bem amplo. Mas na verdade, é possível cultivar plantas ornamentais, flores e até temperos em quase qualquer lugar: em casas, apartamentos, varandas, canteiros e vasos. A criatividade é quem manda. Se você quer renovar o seu jardim, confira as nossas dicas especiais.

Preparando o terreno

Antes de começar a colocar “a mão na terra”, será preciso fazer algumas pesquisas para entender sobre cada planta que você pretende usar. Cada uma delas costuma ter uma época e algumas condições específicas para o plantio ideal. Como o seu desejo é que o jardim fique bem bonito, vai ser preciso estudar as condições de luz no ambiente desejado, de vento e de água.

É hora de preparar o solo para o plantio.  A nossa sugestão é usar sempre adubo orgânico e as sementes. Não use pesticidas artificiais: você pode fabricar os seus em casa com artigos simples como casca de laranja e fumo de rolo. Assim você evita o empobrecimento do solo e a contaminação das demais plantas e até mesmo dos animais de estimação (se houver).

O fabuloso jardim

Jardim Secreto

Essa é para quem tem um pouco mais de espaço, mora em uma casa e pode usufruir de um quintal ao ar livre. A dica dos paisagistas para um belo resultado final é harmonizar as formas. Um jardim “quadradão” pode ficar sem graça. Então veja como você pode usar o espaço que possui de forma criativa:

  • Use algumas jardineiras (podem ser de cerâmica, concreto ou plástico colorido), mesmo que tenha uma área verde de bom tamanho. Elas podem ornamentar a entrada da casa, ou ficar embaixo das janelas com florzinhas bem coloridas.

  • Ao estabelecer os canteiros, tente desenhar formas mais arredondadas, ou até mesmo uma mandala.

  • Se o terreno for cercado por muros, use as proximidades das paredes para fazer uma horta, que pode ser vertical.

  • Aposte em plantas de alturas variadas e, se puder, escolha também algumas frutíferas.

O jardim secreto

'tô super pensando em ter uma mini hortinha em casa. prometo que aprendo a cuidar.

Já para quem tem espaço reduzido e mora em apartamento, por exemplo, a dica é fazer um “jardim secreto”. Ele pode ficar em uma varanda – que não precisa ser grande – ou em um canto na entrada e até mesmo na área de serviço. Para esse tipo de jardim as plantas mais indicadas são as que resistem bem à pouca luz, como os variados temperinhos: hortelã, pimenta e manjericão.

Para montar o seu jardim secreto você vai precisar ser criativo e encontrar um lugar que receba luz, pelo menos por algumas horas do dia, e que tenha ventilação natural. Depois é só escolher entre as opções:

  • Vasinhos de cerâmica (ou plástico) pintados de várias cores.

  • Garrafas pet podem ser usadas deitadas. Basta cortá-las ao longo e fazer um furinho na base para escorrer o excesso de água.

  • Latas de leite ou similares (sempre com um furinho na base): a dica é colorir cada uma ou encapá-las com tecidos estampados divertidos.

Nesse caso, você vai precisar usar não somente a terra adubada, mas também algumas pedras no fundo do vasinho. Isso contribui para uma boa irrigação e para deixar a terra sempre aerada. Não esqueça os pratinhos embaixo dos vasos.

O jardim fachada

Ecoparede, jardins, decoração, jardim, JARDIM VERTICAL, Jardim Suspenso, JARDINS EXTERNOS, JARDINS INTERNOS, Fachada Vegetal, ecoparede, Jardim vertical,Jardim canguru,Parede verde,Jardim de parede

Essa é uma ótima pedida para quem tem janelas grandes e pode usufruir de sua base. Instalar uma jardineira comprida do lado de fora é o ideal. Nesse caso, você pode escolher plantas que gostem de sol e vento. E também pode abusar das cores. Isso porque na janela elas vão receber muita luz natural e vão ficar sob as mesmas condições de um jardim em casa. Apenas tome cuidado para não deixar escorrer água no apartamento de baixo ou na fachada da sua casa, de modo que não fiquem manchas na parede, caso elas não tenham nenhum revestimento.

Fonte: ImovelWeb

Encontre-nos no facebook