Dicas de sobrevivência para quem mora sozinho

Confira algumas informações relevantes sobre o assunto da home organizer Ingrid Lisboa. Você já mora sozinho ou quer fazer isso, mas está criando coragem? Pois saiba que planejamento e organização são pontos fundamentais para cuidar de uma casa. Mas, mesmo que tudo tenha sido planejado, às vezes há situações banais do dia a dia que […]

Confira algumas informações relevantes sobre o assunto da home organizer Ingrid Lisboa.

Você já mora sozinho ou quer fazer isso, mas está criando coragem? Pois saiba que planejamento e organização são pontos fundamentais para cuidar de uma casa. Mas, mesmo que tudo tenha sido planejado, às vezes há situações banais do dia a dia que não conseguimos resolver – como manchar uma roupa da qual gostamos muito, o mau cheiro no carpete ou até mesmo os pêlos do cachorro no sofá. E é exatamente nessas horas que até pensamos em ligar para a mãe para pedir ajuda.

 Antes de passar um produto qualquer para tirar a mancha é importante saber de que tecido se trata (Fotos: Thinkstock)

Como tirar manchas de molho, azeite, vinho, gordura de roupas ou toalhas de mesa:

Para escolher o melhor produto para retirada de manchas de tecidos, o mais importante é saber de que tecido se trata, pois cada um resiste mais ou menos a certos tipos de produto.

Caso a pessoa não saiba de que tecido é feita a roupa, o local deverá ser tratado apenas com detergente neutro e água morna. Porém, caso o molho de tomate seja enlatado (mais gorduroso, portanto) ou o vinho seja tinto, a mancha pode não sair completamente.

Neste caso, se o tecido manchado por algodão (somente se for algodão) podem ser usados os produtos tira-manchas em pó à base de oxigênio ou peróxido de hidrogênio, à venda nos supermercados.

Há algum truque para acabar com mau cheiro de carpete, por conta de o ambiente ter umidade ou ficar muito tempo fechado? Mesmo morando sozinho é importante o morador se organizar para, pelo menos três vezes por semana, deixar “a casa respirar” por pelo menos duas horas.

É importante lembrar ainda que não existe cheiro de mofo sem a presença do fungo que causa este cheiro, e que a presença deste fungo só acaba se o local for desinfetado, higienizado.

Tapete deve sempre tomar ar para evitar o mau cheiro

O vinagre de vinho branco pode ser usado diluído em água (proporção de 1/3 de vinagre para 2/3 de água) para limpeza e retirada do cheiro forte. Logo depois da aplicação, o tapete deve ficar tomando ar por várias horas. No entanto, caso o ambiente fique fechado novamente, o fungo volta a se manifestar.

Como eliminar odores de potes plásticos em que se guarda comida? Potes plásticos não devem ser usados para guardar alimentos com cheiro forte. Neste caso, o ideal seria utilizar potes de vidro com tampa. Existem potes de vidro nacionais, por preço muito justo, que mantêm o alimento em excelente estado de conservação, mas sem atrair cheiro, pois o vidro é impermeável a odores.

Caso os potes já tenham cheiro, se for odor leve, pode-se tentar colocar vinagre de vinho branco puro dentro do pote e deixar de molho por 2 horas. No entanto, se o cheiro for antigo ou forte demais, não vai sair. Neste caso, vale investir em potes de vidro com tampa para os alimentos que passam mais cheiro.

Como eliminar as bolinhas indesejadas que ficam em alguns tipos de tecido, como camisas pólo e blusas de lã? Utilizando papa-bolinhas ou barbeador do estilo “prestobarba”.

Utilize removedor para tirar os restos de adesivos das janelas

Como tirar pêlos de animais de estofados de maneira eficiente? Com aquele rolinho de tirar pêlos de roupas ou utilizando uma fita adesiva grossa do lado avesso para atrair os pêlos.

Como tirar adesivos da parede ou de janelas? Para retirar sobras de adesivos dos vidros de janelas pode-se utilizar removedor. Nas paredes, é necessário consultar o fabricante do adesivo.

Fonte: ZAP Imóveis

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: