Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Energia fotovoltaica gera economia de 45% a condomínio

Energia fotovoltaica gera economia de 45% a condomínio

Um ano após o sistema de geração de energia fotovoltaica compartilhada do Condomínio San Simone, no Bairro São Simão, ser conectado à rede da Coopercocal, os números mostram que o empreendimento poderá ter economia significativa quando for ampliado e estendido para as residências. Por enquanto, apenas a guarita do empreendimento está sendo abastecida pelo sistema e, em um ano, gerou uma economia financeira de 32%. Já a diferença em Kw/h é ainda maior, chegando a 45%. Segundo dados da Coopercocal, de janeiro de 2015 a janeiro de 2016, o sistema implantado no San Simone entregou para a cooperativa de energia 2.214 Kw/h, enquanto o consumo de energia do empreendimento foi, no mesmo período, de 4.902 Kw/h.

Para Fernando Weber, diretor da Weber Empreendimentos, empresa responsável pela implantação do San Simone, os números deste primeiro ano são apenas uma amostra do benefício que a estrutura de geração de energia fotovoltaica vai oferecer. “O importante é que a estrutura está totalmente pronta e pode ser ampliada a qualquer momento, basta os moradores desejarem”, afirma. Ele explica ainda que, além dos investimentos na implantação do sistema, há um processo de homologação para que o empreendimento possa distribuir a energia gerada na rede da Coopercocal, e isto também está devidamente autorizado.

Quando for ampliado, o complexo deverá gerar energia suficiente para atender às necessidades do condomínio e ainda tem a possibilidade de distribuir para a rede da Coopercocal o excedente, ficando com crédito para utilizar nos períodos de chuva.

A distribuição de energia gerada por residências é um processo novo no Brasil e apenas 65 mil em todo o país estão autorizadas a realizar o procedimento.

Fernando Weber destaca que o propósito da empresa é oferecer empreendimentos planejados e que ofereçam qualidade de vida aos moradores. “Nós entendemos que os cuidados com o meio ambiente fazem parte disso e investimos em uma estrutura que trará economia aos moradores e redução de impactos ambientais”, defende.

Outro aspecto destacado pelo diretor da Weber Empreendimentos é o educativo. “Muitos arquitetos e engenheiros não conheciam o sistema, visitaram o San Simone e agora estão propondo a implantação nos projetos dos clientes”, relata. Além do San Simone, outros empreendimentos da Weber, como o condomínio Quinta do Lago, em Tubarão, já preveem o sistema.

Fonte: CriciumaNews

Encontre-nos no facebook