Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Entenda como conquistar seu imóvel por leilão

Adquirir um imóvel por leilão é uma alternativa mais barata. Entenda melhor como funciona e saiba como fechar um bom negócio

O sonho da casa própria é quase uma unanimidade na vida da maioria das pessoas. Para quem economizou e está no momento certo para adquirir um imóvel próprio, uma boa opção é aproveitar os excelentes preços dos leilões de imóveis.

Participar de um leilão é simples. Atualmente os próprios leiloeiros produzem ampla divulgação desses eventos e atraem cada vez mais adeptos para essa modalidade de compra. Uma empresa especializada nessa atividade é a Mega Leilões, com imóveis em todo o Brasil com valores bem chamativos. A Mega Leilões realiza eventos de leilão eletrônico, judicias ou extrajudiciais.

Home Auction

Leilão Judicial e Leilão Extrajudicial

Um leilão pode ser judicial ou extrajudicial, a diferença não é tão grande, mas é importante que o cliente entenda:

Judicial: Se o leilão for autorizado dentro de um processo judicial ou determinado por um juiz, ele deverá cumprir algumas regras do Código de Processo Civil. Nesses casos os imóveis estão a leilão para pagar alguma dívida, extinguir uma propriedade que pertença a muitas pessoas, resolver imbróglio processual de inventários, falência, entre outros.

Em leilões judiciais o processo pode ser mais demorado por conta de liminares e pendências de documentações.

Extrajudicial: Nesses casos os bens leiloados não têm qualquer interferência do Estado e do Poder Judiciário, geralmente essa modalidade é realizada pelos bancos. Qualquer pessoa pode vender seu imóvel dessa forma e o processo é muito mais rápido.

Esse é o modelo empregado quando um cliente perde o imóvel para o banco após atrasar várias parcelas de um financiamento.

Para comprar um imóvel em leilão é preciso se certificar de muitas informações. É importante que o cliente interessado em comprar um imóvel fique atento e tenha disponibilidade para buscar algumas informações importantes, como:

- Ler o edital do leilão com todas as regras estipuladas (geralmente o documento traz uma descrição das condições de venda, estado de conservação do imóvel, preço mínimo, modelo de contrato, impostos, entre outras informações importantes).

- Após ler o edital e se interessar por algum imóvel, é fundamental que haja uma visita ao local. Certifique-se das condições reais do local, pesquise a vizinhança e a região. Se realmente decidir que o local é ideal para você e sua família, dê continuidade ao processo.

- É bom checar as condições de venda e registro da sua nova propriedade, bem como as taxas pagas pela transação. O cliente vai precisar arcar com encargos como ITBI (Imposto sobre a transmissão de bens imóveis).

- Outro ponto de atenção relevante é levantar toda a documentação do imóvel e checar a possibilidade de qualquer dívida antiga, afinal, como esses imóveis são provenientes de processos judiciais, em alguns casos os antigos donos podem entrar com recursos ou liminares que vão acabar atrasando sua ocupação do bem.

- Sobre a forma de pagamento, é essencial verificar todas as possibilidade e ler o que o edital do leilão descreve sobre regras e formas de pagamentos disponíveis. Em alguns casos o imóvel só pode ser adquirido à vista, mas também existem possibilidades de comprar o bem usando um valor de entrada e obter uma autorização para financiar o saldo devedor.

- É importante que o cliente saiba também que não é possível desistir do imóvel após o arremate. Essa desistência só será aceita se o comprador conseguir provar judicialmente que foi enganado ou que alguma informação como dívidas em atraso foi ocultada seja por culpa do leiloeiro ou do credor.

Após se certificar de todas essas informações, é hora de saber se é de fato um benefício conquistar seu imóvel através de um leilão. Será que é uma boa alternativa?

Podemos afirmar que sim, é uma excelente alternativa e permite uma economia considerável em relação aos preços praticados no mercado usual.

Apesar de ser uma boa opção, antes de decidir adquirir um bem através de um leilão de imóvel, pesquise muito e procure ajuda de uma empresa especializada no ramo, além de profissionais de confiança.

*A Mega Leilões é um portal especializado em leilões eletrônicos, tanto judiciais como extrajudiciais, de bens móveis e imóveis.

Fonte: http://www.imovelweb.com.br

Encontre-nos no facebook