Gestão online

Novas tecnologias possibilitam aos síndicos facilidades na administração e compartilhamento de informações com os condôminos. A Internet é hoje uma ferramenta indispensável no cotidiano das pessoas do mundo todo. É um recurso utilizado tanto para comunicação e relações humanas quanto para aplicações de soluções administrativas, gerenciais de uma empresa. Os condomínios também se beneficiam das […]

Gestão online

Novas tecnologias possibilitam aos síndicos facilidades na administração e compartilhamento de informações com os condôminos.

A Internet é hoje uma ferramenta indispensável no cotidiano das pessoas do mundo todo. É um recurso utilizado tanto para comunicação e relações humanas quanto para aplicações de soluções administrativas, gerenciais de uma empresa. Os condomínios também se beneficiam das facilidades desta tecnologia.

É o caso do Residencial Saint Michael, em Balneário Camboriú, que possui um blog e, por meio dele, o síndico Carlos Manfessoni mantém, desde o começo do seu mandato, os moradores informados sobre tudo o que acontece no condomínio. “Pelo blog um morador que estava em viagem conseguiu verificar pela câmera online que sua vaga estava ocupada”, disse.

A última informação divulgada durante a elaboração desta matéria, na primeira semana de dezembro, foi sobre suspensão de energia pela Celesc: “Ficamos o dia inteiro sem o fornecimento e, para facilitar o acesso dos moradores às explicações, escrevi um texto explicativo e divulguei no blog”, contou.

Conexão

No Condomínio Sun Village, no Itacorubi, em Florianópolis, o síndico Paulo Aranalde Carvalho é um aliado das novas tecnologias. Como explica, já é adepto do uso da Internet no condomínio. “Eu tenho todos os e-mails dos condôminos cadastrados e divulgo todos os recados via boletim informativo.

Hoje as pessoas quase não leem papéis colados em mural”, sustentou. Recentemente, Paulo descobriu uma nova ferramenta online, o software SCond para administração condominial e que levará para deliberação em assembleia. “Recebi uma proposta mês passado e gostei. Funciona como uma central, gerenciada pelo síndico ou administradora, que detém e compartilha todas as informações inerentes ao condomínio com os demais moradores. Em fevereiro é pauta da nossa assembleia”.

Gestão Online

Everton Pitz, Conselheiro do Condomínio Costa Atlântica, em Barreiros, e sócio proprietário da Publichess Tecnologia, responsável pelo software SCond, explica que a ferramenta traz facilidades aos síndicos, que irão otimizar o tempo e dar mais praticidade nas ações do condomínio. “A página compartilhada possui mural de recados, onde os condôminos podem verificar as últimas informações. Também podem fazer download do Regimento Interno e Convenção, além de possibilitar ao morador o agendamento em tempo real de uso de áreas comuns como salões de festa”, explicou.

Transparência

Chamou atenção do síndico Paulo as funções para dias de assembleia. “A possibilidade de incluir atas, divulgar a pauta por ali e dar possibilidade das pessoas fazerem upload das suas procurações é muito interessante”, ressaltou. Segundo Paulo, até a natureza agradece, já que a necessidade do uso de papel e materiais impressos será reduzida a quase zero. “Hoje muita coisa ainda é feita manualmente na portaria. A burocracia vai diminuir consideravelmente”.

De acordo com Everton Pitz, o sistema proporciona transparência à gestão. “O condômino poderá acompanhar com facilidade, por qualquer aparelho com acesso à Internet, tudo o que acontece”. Ele cita ainda o recurso que possibilita ao síndico cadastrar os fornecedores e atualizar os serviços de manutenção do prédio, com nome da empresa e valor do orçamento. “Assim todos acompanham os gastos e contas”, destacou. Se aprovado o sistema, a empresa indica que o condomínio atualize o Regimento Interno com as novas regras. “São ações práticas que deverão ser incorporadas aos poucos pelos moradores”.

Fonte: CondominioSC

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: