Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Infiltração: inimigo silencioso

Muitas vezes invisíveis no primeiro momento, as infiltrações acontecem principalmente em coberturas e áreas livres dos prédios

Motivo de muitos transtornos para síndicos e condôminos, a infiltração em apartamentos e áreas comuns das edificações ocorre com mais frequência em prédios antigos, porém imóveis novos e construídos em áreas nobres também não estão livres desse incômodo. “Há muitos problemas de infiltrações em coberturas, e com as mais variadas causas. Podemos citar o uso de material de baixa qualidade, a aplicação ineficiente, a mão de obra desqualificada, produtos sem comprovação de eficiência. Além disso, a baixa resistência desses materiais aos raios ultravioletas limita a eficiência contra as infiltrações, tornando o problema algo crônico”, explica Paulo Adair Machado, diretor de uma empresa de impermeabilização.

Segundo ele, toda laje externa está sujeita a sofrer com infiltração, basta estar exposta ao sol e à chuva, que são os dois elementos responsáveis pela deterioração da maioria dos produtos de impermeabilizações usados em boa parte das obras, e que muitas vezes são escolhidos apenas com base no baixo valor investido.

Machado explica que os efeitos causados pelas infiltrações, sejam elas em um terraço de cobertura, estacionamento, playgrounds sobre garagens, ou nas unidades, podem variar. “Podemos mencionar desde a corrosão da estrutura de ferro dentro das lajes, verificada nas manchas de infiltração e que com o tempo comprometerão a segurança da estrutura, até acabamentos internos com gesso no forro, pisos e forrações danificados com a umidade. Nas garagens também é possível notar até manchas nos carros, podendo assim ocasionar prejuízos para o condomínio que terá de indenizar os prejudicados”, diz.

Para resolver o problema, a solução indicada por Machado é a impermeabilização, pois não exige a remoção do piso existente, e resolve os problemas de infiltrações em alvenaria, pisos de terraços, áreas de estacionamento, playground, terraços vegetados e piscinas. “Este sistema se mostra muito eficaz por não gerar quebradeira nem barulho, muito menos entulhos de demolição e remoção de piso. Também se torna muito fácil sua manutenção por aceitar reparos a qualquer tempo de uso, caso sejam necessários”, explica.

Chuva e vento

Sindico do edifício Ilhas de Santa Catarina, em Balneário Camboriú, Claudinei Crespi resolveu os problemas de infiltração com a impermeabilização. “Tinha muita infiltração no salão de festas e na lavanderia e há três anos quando fui eleito síndico, realizei a impermeabilização nos terraços. Com isso não tivemos mais problemas, as queixas acabaram, e melhorou a parte estética e estrutural dos blocos”, relata.

Proprietário de um apartamento de cobertura no Residencial Ilha de Capri, em Navegantes, Henrique Tensini, precisou lidar por dois anos com as infiltrações no seu imóvel. Um vazamento na piscina também acabou afetando o apartamento vizinho. “Toda cobertura tem ou terá problemas de infiltração, normalmente ocasionando sérios problemas para o morador e seu vizinho. No meu caso tentei resolver de todas as formas com a construtora, mas todos os métodos usados foram paliativos, resolvendo no primeiro instante, mas retornando em seguida. A água sempre acha o caminho ideal para complicar a nossa vida”, diz o morador.

Henrique buscou soluções com vários profissionais e a resposta foi sempre que seria difícil resolver, pois a cobertura é de frente para o mar e sempre sofreria com as intempéries, tais como areia e chuvas com fortes rajadas de vento. “De todos os profissionais que procurei, todos foram categóricos afirmando que seria necessário refazer todo o espaço”, explica.

A saída encontrada pelo morador foi a impermeabilização com fibra de vidro. “O acabamento dado com o método parece uma cerâmica, é fácil de limpar e manter. Faz mais de um ano que apliquei o produto e não mais tenho tido problemas”, diz Henrique.

Fonte: http://condominiosc.com.br/

Encontre-nos no facebook