Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Janelas acústicas valem a pena?

Garantir a paz e tranquilidade dentro de casa pode ter um custo elevado, além de alguns empecilhos na ventilação

janela acústica

Quem trabalha nos grandes centros das cidades sabe que estará em meio ao caos. É buzina, motor de carro, pouso e decolagem de aviões, caminhões para todo o lado. Isso sem falar no barulho do progresso: as obras. Qual cidade nesse país não está em obras por conta da Copa de 2014?

Os decibéis e os Hertz são duas formas de medir o som. A Organização Mundial de Saúde, OMS, defende que o ideal nível de ruído aceitável para os ouvidos humanos sem risco de doenças futuras é de 50 decibéis, equivalente a uma rua sem tráfego pesado. Porém somos constantemente bombardeados com níveis muito acima do recomendado. Por exemplo, próximo ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o dia de menor ruído alcança facilmente 70 decibéis. 20 acima do indicado! Chegar em casa e ouvir o doce som do silêncio é um merecido afago para os ouvidos. Contudo, essa não é a realidade de todo mundo, já que além de trabalhar nos grandes centros algumas pessoas também moram lá e, para elas, o barulho não dá descanso.

Nessa onda de construções, a grande maioria dos novos imóveis tem playground, academia e área de lazer estendida. E nesse tipo de construção nas áreas de lazer o forte não é o conforto acústico, e aí elas surgem: as maravilhosas janelas acústicas. Mas, será que vale a pena instalar uma em casa?

Prós

Existem diferentes tipos de janelas anti-ruído e o diferencial entre elas é o material utilizado e o isolamento promovido por elas. Quanto mais espessa, maior será o conforto acústico oferecido por ela. Elas podem ser de feitas de vidro duplo, triplo ou até mesmo quádruplo, tendo os espaços entre os vidros preenchidos com borracha, lã de vidro ou gás especial, auxiliando a isolar o barulho. Ou mesmo ser de um único vidro com espessura grossa. Somente um especialista pode dizer o tipo ideal para o seu caso, pois a janela desejada varia conforme o ruído emitido pelo local e o tamanho dela, mas até mesmo as mais simples prometem reduzir em 50% o barulho que entra na casa.

Em apartamentos ou outras construções que não podem ter sua fachada alterada também dá pra instalar tranquilamente uma janela acústica. Nesses casos elas são instaladas pelo lado interno da casa, podendo ser abertas sem problemas e não exigindo obras extensas na instalação.

Outra grande vantagem dessas janelas é o isolamento térmico. Os vidros mantêm a temperatura da casa sempre estável, evitando aquele ventinho gelado saindo das frestas em dias mais frios.

Contras

O preço do silêncio é bem alto. Alto mesmo, se comparado a uma janela normal. Estima-se que uma janela acústica de tamanho 1,20 m x 1,20 m, não sai por menos de 2 mil reais. Este valor corresponde apenas ao material simples, desprezando os custos de mão de obra e possíveis reparos na obra. Conforme o material escolhido, este preço pode mudar bastante, como as janelas de maior espessura isolam mais os ruídos, logicamente, são as mais caras. Para quem mora numa zona muito barulhenta e quer isolar todas as janelas, o investimento para garantir o silêncio será bem alto.

Onde não entra som, não entra ar. Além do alto preço, nem todos os modelos funcionam como janelas normais – podendo ser abertas e fechadas ao belo gosto do freguês. Principalmente nos casos onde não são permitidas alterações da fachada, a janela mais indicada é a que permanece fechada, trazendo a sensação de estar dentro de uma bolha. Nesses casos, o morador fica “refém” de um bom ar condicionado, garantindo a ventilação.

A decisão é só sua entre instalar ou não as janelas anti-ruído. Claro que ter aquele soninho de bebê sem ser atrapalhado por nenhuma buzina vale a pena, mas saiba que o investimento será um pouquinho alto para garantir sua paz e tranquilidade. A dica é pesquisar bastante e em várias empresas diferentes. Sempre consulte o engenheiro responsável pela empresa para saber se a instalação da janela não dará problemas futuros na estrutura da casa e, não esqueça de pechinchar aquele descontinho!

Fonte: Imóvel Web

Encontre-nos no facebook