Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Meu ralo entupiu. E agora?

Problemas corriqueiros com entupimento de alguns ralos podem ser resolvidos sem ajuda de profissionais; saiba como.

Um ralo entupido é um destes inconvenientes da vida moderna que parece ser simplesmente inevitável. Mesmo usando telas, filtros e tampas, eventualmente toda a sujeira que escorremos pelos nossos ralos, em algum momento, bloqueia o encanamento.

Mas o que fazer quando o ralo entope e a água que deveria ter ido pelo cano fica ali, parada? Nada a temer. Hoje ensinaremos a contornar esta situação.

Limpe o sifão

Se o ralo entupido é a da sua pia, o problema normalmente é bem simples. Olhe o encanamento que sai da cuba. Logo após o ralo existe um reservatório chamado sifão. Ele pode ter a forma de um “U”, feito de tubulação rígida ou flexível. Pode ainda ser uma derivação, em forma de copo, – o chamado cotovelo – que é conectada entre a saída da pia e o cano da parede.

Remova-o com cuidado, desatarraxando as emendas e faça a sua limpeza em água corrente. Cuidado para não jogar a sujeira em outro ralo. É muito comum que os resíduos acumulados alí atrapalhem o escoamento da água. Se for este o caso, problema resolvido.

Tubulação entupida

Em ralos de pia, chuveiros e tanques de lavar roupa é muito comum que resíduos fibrosos, como cabelo e tecido, criem uma massa grossa, que entope o cano. Nestes casos, a solução é igualmente simples. Pegue um fio mais rígido ou um cabide de metal e dobre em forma de gancho, como um anzol.

Remova então qualquer proteção ou filtro da tampa do ralo e use o seu anzol para fisgar o bloqueio. Basta introduzi-lo com cuidado no canto e puxar de volta arrastando a ponta pela parede da tubulação. Este tipo de bloqueio fica preso no fio e sai inteirinho. Aviso: use luvas descartáveis e tenha um saco plástico à mão para descartar o resíduo. Ele vai estar encharcado de água suja, que você definitivamente não quer pingando nas suas roupas ou no chão.

Soluções ecológicas

Para tubulação de cozinha e outros tipos de bloqueio mais difíceis de alcançar, pode ser necessário usar outros métodos. O primeiro, e mais simples, é colocar um pouco de detergente ou sabonete na boca do ralo e despejar água fervente por cima. Cuidado para não se queimar!

A combinação do saponáceo com o calor tem uma boa eficiência contra bloqueios gordurosos e não dá trabalho nenhum.

Outra solução bastante fácil é usar água, vinagre, limão e bicabornato de sódio. Jogue meio copo de bicabornato de sódio no ralo e aguarde uns minutos enquanto ele ataca a massa que está entupindo o cano.

Em seguida, misture meia xícara de vinagre branco com o suco de meio limão. Despeje a mistura no ralo. Esta solução, bastante ácida, reage com o bicabornato, que é alcalino, liberando uma boa quantidade de gás, em forma de bolhas e espuma. A reação deve ajudar a deslocar pedaços mais insistentes do detrito que está no cano.

Por último, jogue água bem quente por cima, enxaguando o cano. Algo em torno de 3 a 4 litros de água deve ser mais que o suficiente. Vire devagar, com cuidado para não respingar e te queimar! A água quente deve empurrar os pedaços, agora já bem pequenos do bloqueio tubulação abaixo, liberando seu ralo.

Em último caso, procure um profissional

Existem produtos químicos, como o famoso diabo verde, que servem para desentupir canos. Evite-os! Eles são muito nocivos à saúde. É melhor nem ter em casa.

Uma empresa especializada possui sondas, bombas de ar-comprimido e outras ferramentas muito mais eficientes e que não oferecem risco nenhum a você nem à sua família. Sem contar que, com um profissional, é garantia de problema resolvido

O melhor mesmo é prevenir. Use telinhas para evitar que sujeira grossa desça pelos seus ralos e faça uma limpeza regularmente, com água quente e detergente. Assim, evitam-se os imprevistos.

Fonte: ImovelWeb

Encontre-nos no facebook