Moradores na torcida

A Copa do Mundo vai começar em 11 dias e reunir a galera em casa é uma ótima opção para quem quer fugir de bares e restaurantes lotados e torcer pela seleção. Porém, quem mora em condomínios deve ficar atento às regras e manter a política da boa vizinhança, mesmo que a tolerância para festejos […]

A Copa do Mundo vai começar em 11 dias e reunir a galera em casa é uma ótima opção para quem quer fugir de bares e restaurantes lotados e torcer pela seleção. Porém, quem mora em condomínios deve ficar atento às regras e manter a política da boa vizinhança, mesmo que a tolerância para festejos seja maior nessa ocasião.

De acordo com Giselia Fátima Pacola, gerente de uma administradora de condomínio, todos estes empreendimentos imobiliários seguem uma convenção coletiva, mas cada um tem o seu próprio regulamento interno. “Cada condomínio tem suas particularidades, por isso o síndico é responsável pela elaboração de um regulamento interno que tem como objetivo manter a ordem e a tranquilidade”.

Com relação ao Mundial, Giselia recomenda que os síndicos elaborem uma pauta com medidas, que deve ser aprovada em assembleia pelos moradores, para evitar transtornos e aborrecimentos. “Depois que as regras forem aprovadas, o gestor deve elaborar um comunicado e entregar para os moradores ou fixar em um local bem visível”.

A assessora jurídica da regional Maringá do Sindicato da Habitação e Condomínio do Paraná (Secovi-PR), Élida Cristina Mandadori, diz que entre as regras básicas que deverão ser observadas e normalmente constam das convenções e regimentos estão: guardar respeito e decoro aos demais condôminos, não produzir barulhos excessivos que causem danos ou incômodos, evitar o uso nocivo da propriedade, entre outras. “Havendo infração, o síndico pode tomar providências [inclusive multas], por isso o mais recomendado seria o bom senso e evitar abusos que prejudiquem os demais”.

No edifício Sol de Verão, a síndica Silvia Regina Paulino já colocou em discussão, em assembleia, algumas regras para os dias dos jogos e também a aprovação da compra de um televisor e reforma da churrasqueira para os moradores que quiserem assistir os jogos. “Algumas regras devem ser seguidas como por exemplo evitar barulho em excesso e também não soltar fogos de artifícios nas sacadas ou nas áreas comuns do condomínio. Essas medidas e as melhorias são para garantir o bem-estar de todos!”, finaliza.

ORIENTAÇÃO
“Um regulamento interno deve ser elaborado e aprovado pelos moradores para manter a ordem e tranquilidade nos dias dos jogos”
Giselia Fátima Pacola,
Gerente de administradora de condomínio

BARULHO. Muitas pessoas vão reunir os amigos em casa para assistir os jogos da seleção brasileira de futebol, mas cuidados para não passar dos limites. Vale gritar 'gol', mas não o jogo inteiro. Respeite o seu vizinho. —FOTO: DIVULGAÇÃO

Cuidado com os fogos

Com relação aos fogos de artifício, o coordenador de comunicação do 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá, tenente Nivaldo do Rego, orientou que as pessoas tenham muito cuidado com a manipulação, por se tratar de produtos perigosos. “Nunca solte fogos contra automóveis, contra a rede elétrica, em lugares que tenham andares superiores, como por exemplo prédios, e principalmente, contra as pessoas”, destaca o tenente.

Para as pessoas que utilizarão os fogos a regra é muita atenção e seguir a orientação do fabricante, descritas na embalagem do produto. “Não se esqueça que os fogos são um tipo de explosivo e devem ser manipulados sempre por adultos e em locais arejados”. Na hora da compra, não adquira fogos em locais não autorizados, verifique as indicações sobre a faixa etária de utilização e fique atento às condições do produto “Verifique se os fogos estão em perfeito estado para a sua utilização, nunca reutilize os que não explodiram e, com relação às baterias, elas devem ser utilizadas somente por profissionais”, recomenda o tenente.

Fonte: O Diário

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: