O laudo técnico na vistoria predial

Documento emitido após perícia realizada no ambiente a ser vistoriado, o laudo técnico busca comprovar a condição de insalubridade ou periculosidade de determinada estrutura. Se você mora em um condomínio que está passando por reformas estruturais, ou é um síndico prestes a iniciar obras em seu prédio, entender a importância desse documento é fundamental. O objetivo, […]

Foto: Arquivo
Perito avalia problemas construtivos técnicos

Documento emitido após perícia realizada no ambiente a ser vistoriado, o laudo técnico busca comprovar a condição de insalubridade ou periculosidade de determinada estrutura. Se você mora em um condomínio que está passando por reformas estruturais, ou é um síndico prestes a iniciar obras em seu prédio, entender a importância desse documento é fundamental. O objetivo, segundo os profissionais que realizam tal perícia, é compreender e atender às necessidades do local de maneira ampla para que o melhor serviço possível seja realizado.

Antes da contratação de uma empresa de engenharia para a execução de serviços de reforma, um perito deve ser indicado para avaliar a dimensão e a profundidade dos problemas apresentados, apontando quais são os defeitos construtivos do edifício a ser reformado.

Com um laudo técnico de vistoria predial em mãos, o síndico pode reivindicar reparos junto à construtora responsável de maneira mais concreta. O laudo ainda auxilia nas etapas de negociação das obras e pode ser utilizado como laudo pericial caso não haja acordo entre o condomínio e a construtora.

A ausência do documento pode impossibilitar o reconhecimento da real situação estrutural do imóvel. Quando uma construtora inicia o processo de reforma sem avaliação de um perito especializado, as chances de complicações futuras aumentam consideravelmente.

Ao indicar a necessidade de uma recuperação de fachada, por exemplo, o perito é capaz de indicar as causas do desgaste – como infiltrações e outros fatores desconhecidos que possam estragar a pintura. Esse tipo de problema é progressivo e quando não solucionado da maneira correta, voltará com complicações no futuro.

Orçamentos

O profissional avalia problemas construtivos técnicos, e pode apontar falhas no projeto que podem não ter sido reconhecida. Além da vistoria estrutural do prédio, há também análise dos orçamentos para execução do projeto.

A avaliação deve ser neutra, não levando em consideração apenas valores e prazos, mas sim a viabilidade dos orçamentos apresentados e qual será o mais adequado e seguro. Com o laudo em mãos, o síndico tem uma análise técnica da situação, podendo refutar reclamações e cobranças dos condôminos.

Fonte: Folha do Condominio

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: