Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

O porcelanato é uma boa opção para a minha casa?

Piso tem sido um dos favoritos na hora da reforma, mas algumas ressalvas são importantes antes de definir.

Escolher o piso ideal não é tarefa simples, ainda mais diante da infinidade de materiais, cores e tamanhos disponíveis no mercado. Para  fazer a escolha mais acertada, o ideal é levar em consideração não só os gostos pessoais, como também a arquitetura do imóvel e as configurações do ambiente. Como se não bastasse, é preciso avaliar o custo benefício, a estética e a durabilidade do piso.

Depois da análise de todos esses fatores, muitas pessoas acabam optando pelo porcelanato, um piso que vem se popularizando cada vez mais nos projetos modernos de casas e apartamentos. Será que esse piso também é uma boa opção para a sua residência? Confira o nosso artigo, veja as vantagens e desvantagens do porcelanato e descubra se vale a pena escolhê-lo para a sua casa.

Em que ambiente você pretende colocar o porcelanato?

O porcelanato pode ser um piso maravilhoso, de fácil limpeza, brilho e boa durabilidade, mas não é indicado para qualquer área da casa. Antes de decidir que piso usar na sua residência, o mais indicado é definir em que ambiente o revestimento será instalado.

Você deve considerar se o porcelanato será colocado em áreas internas ou externas, secas ou molhadas. Isso faz toda diferença. Em áreas externas e abertas, é melhor que os pisos sejam mais rústicos e antiderrapantes, pelo constante contato com água. Já em áreas internas e cômodos como sala, quarto e cozinha, os porcelanatos podem ser usados sem restrições. Vale salientar que a cor e a textura do porcelanato também devem ser adequadas para cada ambiente.

Posso mesclar pisos de porcelanato com pisos de madeira?

Por que não poderia? Tudo vai depender do projeto da sua casa. Você pode, por exemplo, usar pisos de madeira nas bordas dos cômodos, ou mesmo em uma faixa e o restante cobrir com algum tipo de porcelanato mais rústico, como o que imita o cimento queimado. Desde que a composição seja harmoniosa e bem planejada, não há nenhum inconveniente em combinar pisos diferentes. O resultado tende a ser de muito bom gosto.

Vantagens do porcelanato

Além da grande variedade de opções e da beleza refinada desse tipo de piso, o porcelanato apresenta uma série de outras vantagens. Veja só:

  • Trata-se de um revestimento versátil, que se adapta bem a diferentes ambientes.

  • Ele pode reproduzir materiais mais caros, como mármore e granito e até mesmo o cimento queimado, como dissemos anteriormente.

  • O porcelanato apresenta baixíssima absorção de água, o que aumenta a sua durabilidade.

  • Esse piso é muito resistente, tem fácil limpeza e é menos suscetível à formação de manchas, se tiver o cuidado devido.

  • Fácil instalação por conta do tamanho padrão das suas peças.

Desvantagens do porcelanato

Assim como tudo na vida tem dois lados, o porcelanato não tem apenas aspectos positivos.  Confira as desvantagens desse tipo de piso:

  • A queda de objetos pode lascar ou quebrar o piso, pois o acabamento dele é bem delicado.

  • Esse tipo de revestimento frio causa ruídos mais altos quando os moradores caminham pela casa.

  • O porcelanato polido tende a ser escorregadio, portanto, não é muito indicado para casas com idosos e crianças.

  • Se instalado em áreas de grande circulação, ele pode perder o brilho com o passar do tempo.

  • Se higienizado indevidamente ele acaba perdendo a beleza de forma gradual.

  • A sensação térmica do porcelanato não é tão boa quanto à sensação proporcionada pelos pisos de madeira.

Vai ficar mais fácil definir se o porcelanato é ideal para a sua casa? Pondere na hora da escolha e boa sorte nessa missão!

Fonte: ImovelWeb

Encontre-nos no facebook