Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Oito truques caseiros para eliminar as indesejáveis formigas

Cravo, canela e vinagre são alguns dos produtos que podem ajudar nessa missão que parece quase impossível; Confira:

Elas são pequenas mas podem causar grandes estragos. Passeiam sobre a mesa, a pia os balções. Estão até dentro do micro-ondas ou de potes que você ‘pensa’ que estão bem fechados. São devoradoras implacáveis de tudo que é doce, e por isso podem contaminar bolos, biscoitos e sobremesas que ficam fora da geladeira. Nem mesmo quem mora em apartamento está livre da presença das formigas, já que, para elas, altura não é problema. Isso porque a espécie onívora (que se alimenta de açúcares e proteínas) possui patas moles e com pelos que garantem a aderência a superfícies verticais.

Ao contrário do que muita gente pensa, as formigas domésticas são tão perigosas para a saúde quanto as baratas. O problema é cultural: elas não causam o mesmo asco e temor, porque são pequenas e não têm aspecto nojento. No entanto, têm a mesma capacidade que as baratas de contaminar alimentos e ambientes com agentes patogênicos, e são ainda mais difíceis de serem eliminadas.

Segundo informações da Associação Paulista dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (APRAG), as formigas passam por lugares contaminados, como lixo e esgoto. Por isso são vetores mecânicos de micro-organismos patogênicos encontrados nesses locais, que podem acarretar doenças diversas, principalmente as relacionadas com problemas gastrointestinais, como diarreia e vômito.

Se você não quer apelar para o uso constante de inseticidas, a revista Casa e Jardim listou oito produtos domésticos que ajudam a eliminar as formigas que estão invadindo sua casa. Mas, se mesmo depois de tentar exterminá-las de forma mais natural, elas ainda estiverem causando problemas, a opção é procurar uma dedetizadora. Antes de contratar o serviço verifique no site da APRAG se a empresa escolhida tem licença de funcionamento. Empresas cadastradas e habilitadas são garantia de que a quantidade de pesticida usada na casa não será prejudicial à saúde.

Reprodução

1. Cravo e canela

Para espantar as formigas de qualquer cômodo da casa, encha com cravos um pequeno pote sem tampa, ou saquinho de tule, e coloque em algum cantinho do ambiente. Os óleos essenciais encontrados no cravo-da-índia espantam as formigas sem matá-las. O procedimento também pode ser feito com canela. Só não se esqueça de trocar o conteúdo a cada duas semanas, para manter o cheiro e eficiência.

2. Cascas de limão e laranja

Seu açucareiro está sempre tomado de formigas? A dica é colocar um pedaço da casca de um limão dentro dele. O mesmo pode ser feito com o cravo-da-índia ou casca de laranja.

3. Detergente

Em um copo de 200 ml, acrescente metade de água e metade de detergente. Coloque o conteúdo em um borrifador, ou seringa, e aplique nos cantos, frestas e outros possíveis espaços onde possa haver ninhos de formiga. O método é barato e não contamina o ambiente.

4. Vinagre

Para evitar que as formigas apareçam, borrife vinagre branco no piso da cozinha após a limpeza do ambiente. Vale ressaltar que a higienização correta da casa é uma das principais profilaxias para acabar com o inseto.

5. Suco de limão

Espalhe suco de limão nas bordas das janelas e portas que ficam expostas ao ar livre. O cheiro forte da fruta cítrica vai incomodar muitas delas.

6. Pimenta e borra de café

Depois de aplicar a mistura de detergente e água nas frestas, cantos e rachaduras, cubra os buracos com pimenta-caiena. Mas se o local for frequentado por crianças ou animais de estimação, prefira a borra de café (sem açúcar). Dessa forma, não há o risco de tentarem lamber ou cheirar a pimenta.

7. Vaselina

Nas bordas dos recipientes que ficam fora da geladeira, como as fruteiras, e nos potes de água e comida do seu animal de estimação, aplique uma pequena quantidade de vaselina.

8. Óleo de hortelã-pimenta

Sabe aquele caminho que a formiga faz ao redor da sua pia? Borrife o óleo essencial de hortelã-pimenta em volta dela e deixe secar. Faça o mesmo nos contornos internos de janelas e portas. O cheirinho da casa fica uma delícia!

Atenção: o mais importante é sempre manter a casa limpa. Por isso, não deixe restos de alimento ou louças sujas na pia; mantenha as latas de lixo sempre tampadas e evite comer na sala ou no quarto.(Com informações da Casa & Jardim) e APRAG

Fonte: Bonde

Encontre-nos no facebook