Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Paredes falsas: ótima opção para esconder fios

Para quem sofre com o problema de fiação dentro de casa, aposte nas paredes feitas de compensados, MDF ou madeira.

Na era da tecnologia é muito comum acumular uma série de equipamentos eletrônicos em casa. E eles estão por toda parte: na cozinha, no quarto, na sala. São torradeiras, liquidificadores , televisões, computadores… E a cada dia parece que mais itens são necessários. Mas, a pergunta que surge quando colocamos tudo isso em casa é: como esconder toda aquela bagunça provocada pelos fios?

Na maior parte das casas, eles ficam aparecendo, e isso, para a organização e decoração, não é nada bom. Além de deixar o ambiente poluído visualmente, ter uma montoeira de fios expostos dificulta a limpeza e pode causar acidentes. Então, para te ajudar a resolver esse tipo de problema vamos falar sobre paredes falsas. Confira:

O que é?

A parede falsa é uma estratégia simples e muito adotada por arquitetos e decoradores em todo o mundo. Elas ajudam a resolver o problema da fiação aparente e ainda podem contribuir com um toque “decor” diferenciado.

Ela nada mais é do que um painel projetado sob medida para o ambiente em questão que deverá ser aplicado à frente da parede já existente de forma que sobre um espaço entre um e outro. Esse espaço será preenchido por toda a instalação elétrica que deve ficar bem organizada e com todos os fios devidamente etiquetados (nomeados). Assim, se for necessário fazer qualquer manutenção, basta ler na etiqueta a descrição do aparelho ao qual o fio pertence e a informação sobre o tipo de cabo e desconectá-lo.

Como são feitas?

Na maioria das vezes, essas paredes são feitas em marcenaria: utilizam-se madeira, MDF ou apenas lâminas de compensado. Tudo vai depender de como ela será projetada e do peso que deverá suportar. Se ela for servir apenas de perfil para esconder os cabos e à frente será colocado um móvel próprio para a TV e o DVD, por exemplo, então ela pode ser feita bem fininha com um compensado (que sai mais em conta do que madeira ou MDF).

Por onde passam os fios?

Esse tipo de parede, normalmente, é furada em pontos específicos por onde devem passar os cabos. Ela é feita na medida certa para ficar escondida ou pelo equipamento ou por algum móvel de apoio.

Quais são os tamanhos e tipos de parede falsa que existem?

Na verdade, os tamanhos e tipos são infinitos, e o termo parede é usado apenas por se assemelhar a uma. Mas podem ser criadas ao seu gosto. Podem ser grandes e cobrir a parede da sua sala de estar inteira, ou menores, usadas para esconder os fios do computador, por exemplo, ou para serem colocadas entre a bancada da cozinha e os armários aéreos. Além disso, como são feitas em sua maioria de madeira, podem ser pintadas ou revestidas com papel de parede, adesivos, laminados e o que mais a sua criatividade permitir.

Sem dúvida esse tipo de solução é o ideal para quem não deseja enfrentar um quebra-quebra de paredes para embutir a fiação. Muito útil para quem mora de aluguel, por exemplo. Mas, fique atento: como toda a parte ficará escondida, você precisa ser muito criterioso na escolha dos fios e na devida organização deles. Assim, evitará que material de baixa qualidade acabe dando problema como um curto circuito.

Como os fios não ficarão à vista, talvez seja mais difícil perceber quando algo de errado começa a acontecer. Mas em geral, as paredes falsas são bastante seguras e permitem fácil manutenção.

Fonte: ImovelWeb

Encontre-nos no facebook