Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Pergolado para um jardim mais romântico

Modelos mais conhecidos podem ser feitos com madeira ou ferro fundido; cuidados temporários são essenciais

Quem não quer uma área aberta no quintal de casa? Melhor ainda se for um local protegido do sol e do calor, cercado de plantas e um bom móvel para relaxar e ler um livro ou fazer uma refeição aos finais de semana. Para criar um ambiente lindo e funcional no seu jardim, invista em um pergolado.

Diferentes materiais

Os pergolados já são usados há bastante tempo. Sua função principal é dar uma sensação aconchegante aos ambientes mais abertos. Os mais comuns são feitos com uma estrutura de madeira apoiados em concreto. Pergolados feitos desta maneira são versáteis e ficam bem em jardins tradicionais ou modernos, por exemplo.

Mas esse não é o único material que deixa seu jardim ainda mais bonito. Os pergolados feito de ferro fundido são os mais românticos, pois remetem aos jardins franceses. Quer dar um toque extra de romantismo? Cubra o pergolado com tecidos leves e claros. O algodão cru é perfeito para isso porque não esquenta muito e é super fácil de lavar.

No pergolado, o forro de palha cobre o teto de vidro e traz uma atmosfera relaxante.

Seja qual for a sua escolha, madeira ou ferro, o pergolado é uma estrutura que precisa de alguns cuidados. Como ele fica exposto a sol e chuva, cuidados para preservá-lo das condições climáticas garantem maior tempo de vida útil. Para as estruturas em madeira, aplicar o verniz impermeabilizante a cada seis meses. Já as estruturas de ferro precisam de pintura renovada a cada ano para manter tudo bonito.

Porém, se você não quer ter tanto trabalho, procure pergolados que usem materiais de manutenção mais fácil, como a madeira de demolição, o aço corten e o concreto, que conferem uma aparência mais rústica.

Plantas

Não poderíamos falar dos pergolados, ou pérgulas, sem mencionar as plantas que ornam a estrutura. Usadas para deixar o local ainda mais fresco e bloquear um pouco da luz direta, as trepadeiras são as plantas preferidas para esse tipo de estrutura. É imprescindível o auxílio de um profissional para escolher a planta ideal conforme a sua região e o área do plantio. Entre as mais indicadas estão a jade, o jasmim e a madressilva. Se você quer aproveitar o espaço do pergolado para criar uma planta frutífera, aposte no maracujá já que ele se cria muito bem em locais a sol pleno e suas flores vão deixar o jardim exalando um perfume delicioso no ar.

Cobrir ou não?

Pergolado

Uma dúvida que paira na cabeça de muitas pessoas que estão montando o seu pergolado. Cobrir normalmente é a melhor opção, embora não seja a mais em conta. Em dias mais quentes, o local ganham aquela sombrinha que todo mundo gosta, além disso, protege os móveis por mais tempo. Para a cobertura vale quase tudo, desde plantas trepadeiras até painéis de vidro, a escolha varia conforme o orçamento. Tecidos leves para as laterais deixam o ambiente ainda mais romântico e ajudam na privacidade do jardim. Contudo, há quem prefira deixar o pergolado mais livre e essa opção dá maiores possibilidades na hora de decorá-lo em ocasiões especiais.

churrasqueira e pergolado, me faz suspirar

Fonte: ImovelWeb

Encontre-nos no facebook