Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Pias modernas podem ser protagonistas na decoração

São muitas as possibilidades, como modelo, formato, material, textura e cor, mas é possível criar uma harmonia com o restante do ambiente

Na hora de planejar um projeto de decoração, todos os detalhes devem ser pensados, independente de qual ambiente receberá o toque especial. Porém, alguns detalhes ainda passam despercebidos. As pias, por exemplo, de uma forma geral são interpretadas como algo funcional na casa e dificilmente ganham um ar diferenciado. Porém, elas podem se tornar o destaque do banheiro, do lavabo ou da cozinha, a depender da escolha do modelo, formato, material, textura e cor. São muitas as possibilidades de ter uma pia mais moderna e diferenciada, saiba como escolher a ideal.

Uma pia mais moderna traz mais personalidade ao ambiente e interfere diretamente na forma como a casa é compreendida.  “Enquanto pessoas discretas vão optar por algo tradicional, pessoas mais chamativas vão fugir do óbvio e terão maior orgulho em apresentar as pias modernas aos amigos”, garante o arquiteto Artur Diniz. Porém, na hora de escolher o modelo ideal, é preciso ter cuidado para que ele não destoe da decoração. “É possível ousar nas peças, mas sem esquecer que elas devem manter o diálogo com o restante da casa. Se você preferir usar pias modernas em uma casa tradicional, não esqueça de encontrar elementos em comum, que proporcionem diálogo com o restante da casa”, sugere.

Reprodução/Pinterest
(Foto: Reprodução/Pinterest)

A pia pode se tornar a protagonista do espaço, principalmente em imóveis nos quais os ambientes estão integrados e cozinhas e áreas de serviço acabam mais expostas. Porém, elas também podem ser o destaque do banheiro ou do lavabo. “Em todas essas áreas é possível ousar e tirar partido de peças diferenciadas e modernas. No mercado existe uma variedade de produtos, com materiais, texturas, cores e formas diferentes que podem ser aplicados no projeto, tornando a pia o destaque do ambiente”, diz a arquiteta Carla Siqueira.  “Não existem regras, tudo fica bom quando está contextualizado e em harmonia com os materiais da bancada, torneiras, revestimentos, móveis, objetos de decoração, entre outros elementos. Utilizando a criatividade e boas combinações é possível inovar”, acrescenta.

Ambientes

As pias podem fazer a diferença nos ambientes. “Com a tendência de integração dos ambientes, podemos transformar as cozinhas ou varandas gourmet em ambientes modernos e atrativos, mas claro que os lavabos e banheiros não serão esquecidos, pois é importante manter a mesma sofisticação em todos os cômodos”, afirma Artur Diniz. Porém cada ambiente terá uma atenção diferenciada na hora de escolher a pia ideal.


(Foto: Shutterstock)

Na cozinha, por exemplo, além de beleza, outras questões como limpeza e praticidade também devem ser levadas em consideração. “É tendência a utilização de pias em grandes formatos, quando a área permite. As de vidro e de inox são muito utilizadas por conta da facilidade de limpeza do local, além de existirem várias opções no mercado que acompanham acessórios como escorredor, tábuas, cestos e porta sabonetes. As de Inox também podem ser encontradas nos acabamentos fosco, brilho e com variações de cores”, diz Carla Siqueira.

Os banheiros e lavabos também são áreas que permitem ousadia nas combinações. “As pias de madeiras e esculpidas, além materiais nobres, são exclusivas. Elas são desenvolvidas sob medida, com design diferenciado e direcionado para o perfil do usuário. Em resumo, é uma peça personalizada e moderna”, ressalta a arquiteta. Para a área de serviço, Artur Diniz reforça que é importante garantir a funcionalidade, beleza, além do diálogo com a cozinha, se os ambientes estiverem interligados.

Formas

Porém, se a ideia é ter um resultado ainda mais moderno, o arquiteto Artur Diniz aconselha deixar de lado as formas e os materiais mais tradicionais, como o mármore e o granito e apostar em peças mais modernas, diferenciadas e criativas. “Existe uma grande variedade de formas, cores e materiais que, quando bem escolhidos, dão a tônica moderna ao ambiente”, garante. “O formato da bancada e da cuba vai contribuir diretamente para transmitir um ar mais moderno. Quanto mais clean a forma, mais moderna a pia”, acrescenta.


(Foto: Shutterstock)

 Segundo o arquiteto, as pias mais acessíveis no mercado e que proporcionam uma linguagem moderna são as de apoio, de sobrepor, de semi-encaixe ou as cubas de piso, com formas retas, puras ou orgânicas. “Nem sempre precisamos apelar para formas exageradas para ter um bom resultado. Formatos retos e simples podem ser responsáveis por um discreto ar de modernidade”, conta.

“Uma bancada em inox, esculpida em pedra ou moldada em material sintético, com linhas retas e integrada à cuba, de aspecto visual sólido, vai resultar em um ambiente incrivelmente moderno”, acrescenta.


(Foto: Shutterstock)

Caso o orçamento esteja menos apertado, é possível investir um pouco mais para ter um resultado ainda mais diferenciado. “Caso você possa investir um pouco mais e queira realmente impressionar, poderá encontrar pias diferenciadas com formas orgânicas e criativas em louça, em materiais sintéticos, em vidro, em resina, em pedra esculpida e até em madeira com verniz, para uso em banheiros e lavabos”, detalha o arquiteto.

Detalhes

Independente do modelo que vá escolher para compor o espaço, a funcionalidade é quesito primordial para cada tipo de ambiente, seja no banheiro, lavabo, cozinha ou área de serviço. “A oferta de pias, de materiais e de metais para cozinhas e banheiros é vasta, mas não podemos esquecer questões básicas, como conforto e ergonomia”, explica Artur Diniz. A questão é que não se deve apenas priorizar o resultado estético. “É importante adquirir uma pia que atenda a funcionalidade e facilite a limpeza”, completa.

Carla Siqueira sugere que todos os detalhes devem ser pensados antes de decidir qual pia será a escolhida. “Deve-se analisar o tamanho da bancada, os acessórios que serão utilizados, entre outras questões importantes. Tudo tem que ser pensado e adequado para o espaço disponível”, esclarece.

Outro ponto importante diz respeito ao orçamento. É preciso também escolher de acordo com o que se pode gastar para que a obra ou reforma não pese no bolso. As pias mais modernas e diferenciadas costumam ser mais caras. “Porém, com pesquisa de mercado, é possível fazer aquisições com preços acessíveis”, indica Carla Siqueira. Outras dicas podem ser levadas em consideração para quem deseja economizar. “É possível encontrar um preço razoável se abrir mão dos últimos lançamentos do mercado ou das peças muito diferenciadas. Escolha os meios termos, como as pias esculpidas em bancadas retas, as cubas de semi-encaixe ou as de apoio, pois são excelentes opções. O resultado, certamente, será moderno”, conclui Artur Diniz.

Fonte: https://revista.zapimoveis.com.br

Encontre-nos no facebook