Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Portaria Ideal

Segurança, funcionalidade e conforto são três atributos indispensáveis na portaria do condomínio.

Segurança, funcionalidade e conforto são três atributos indispensáveis na portaria do condomínio. Sem deixar a preocupação com a estética de lado, os profissionais da arquitetura vencem a cada dia novos desafios para manter a eficiência desse principal ponto de acesso de moradores, funcionários e visitantes.

“O item segurança é o principal motivador de reformas”, explica o arquiteto e engenheiro de Segurança do Trabalho Luiz Fernando Motta Zanoni, que atua em condomínios de Florianópolis. De acordo com ele, as estruturas responsáveis por manter os condomínios e trabalhadores seguros são frequentemente reavaliadas. “A portaria não pode ser instalada dentro do condomínio, nem com o vidro de frente para a rua, É importante cercar a guarita com material que favoreça a visão do funcionário a tudo ao seu redor”, explica.

Os condomínios Chácara da Molenda e Solar de Cadiz, localizados no centro da capital, passaram por reformas nas portarias. Segundo o arquiteto, a tendência de design para as duas obras foi mais contemporânea.

“Reposicionamos a portaria e aplicamos um invólucro em vidro fumê. Para mas segurança, não foi feito janela de acesso. O sistema de ventilação foi instalado no teto da guarita”, revela.

O cuidado para o conforto do funcionário também é levado em conta. O espaço é dimensionado de acordo com o número de pessoas de objetos que irão ocupar  a portaria. Segundo Luiz Fernando, o tamanho varia entre seis e sete metros quadrados, “Como o porteiro, geralmente, passa muito tempo sentado supervisionando os acessos de entrada pelas câmeras de segurança, as cadeiras devem ser ergonômicas, que modulem de acordo com a altura da pessoa”, ressalta.

Fonte: CondomínioSC

Encontre-nos no facebook