Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Portas de correr: uma alternativa para pouco espaço

Apartamento pequeno, pouco espaço na casa? Então veja as dicas decoração com portas de correr que separamos para você e inspire-se!

Há muito tempo os apartamentos pequenos deixaram de ser problema para serem solução. Solução para estar mais próximo do trabalho e evitar engarrafamentos, solução para a praia no final de semana, solução para ter mais liberdade, solução para (re)começar a vida, solução para ter mais qualidade de vida.

Por isso, buscamos ideias para otimizar ainda mais esses espaços. Uma das soluções encontradas foram as portas de correr, dica de decoração que não pode faltar no apartamento pequeno.

08_05_portascorrer

Dica de decoração para integração dos espaços

A integração dos espaços é hoje uma das maiores tendências na decoração de interiores. No entanto, se a hora é de reforma, cuidado: antes de quebrar uma parede verifique na planta se ela não é estrutural.

Se não for, uma ótima alternativa é colocar uma porta de correr no lugar da parede. Além de você ter opções diferenciadas de ambientes, ganhando privacidade ou ampliando o espaço, a própria estrutura do imóvel fica mais leve.

08_05_portascorrer2

Evite quebra-quebra

O quebra-quebra que uma obra traz muitas vezes pode ser uma dor de cabeça altamente evitável. Um exemplo disso são as próprias portas de correr: nada de quebrar o chão para colocar trilhos, não há a menor necessidade.

Aposte nos trilhos superiores. Dessa forma você não só evita uma instalação desnecessária, como mantém o piso uniforme – que também dá mais sensação de amplitude – e evita aqueles tropeções que sempre acabam acontecendo.

Otimize o espaço no banheiro

Muita gente não valoriza da forma que devia o banheiro da casa, principalmente quando ele é o único. Nele é preciso guardar uma infinidade de coisinhas de uso pessoal que não devem ficar espalhadas pela bancada ou simplesmente entulhadas em organizadores.

Uma boa ideia para esses ambientes é o uso de prateleiras. Você pode colocá-las, por exemplo, na parte da parede para a qual a porta se abre: basta trocá-la por uma porta deslizante. A dica é usar as portas de correr sanfonadas, que podem ser encontradas em diversos materiais.

Além das tradicionais de vinil ou PVC, você também pode encomendá-las a um bom marceneiro no estilo camarão, aquelas que se dobram sobre as outras. Opte por uma madeira bonita, mas leve, e não esqueça de colocar um bom verniz marítimo para aguentar a umidade.

Use no seu jardim de inverno

No início do século XX era comum as pequenas casas de vila terem também pequenos – muitas vezes minúsculos – jardins internos, que davam para a sala ou corredor. Hoje essas casas são disputadíssimas no mercado imobiliário, principalmente pelo charme, conforto e versatilidade de decoração que oferecem.

Se você tem a sorte de morar em uma delas ou está com uma delas em vista para comprar, anote uma dica decoração que vai valorizar ainda mais o seu imóvel: instale portas de correr de vidro no seu jardim de inverno.

Além de barrar o vento e a chuva, ela vai economizar espaço e deixar esse pedacinho de natureza ainda mais pertinho de você. Além de prático, é bonito e aconchegante.

08_05_portascorrer3

Dica de decoração: porta de corre decorada

Que tal transformar a sua porta de correr no ponto alto da casa? Uma dica são justamente as portas deslizantes decoradas. Elas são encontradas em diversos modelos, com detalhes em alto ou baixo relevo e algumas inclusive com elementos vazados.

Neste caso, a dica é forrar a parede atrás dela (por onde ela correrá) com um belo papel de parede. Coloque uma iluminação embutida acima dela e prepare-se para impactar suas visitas. O resultado é sensacional.

08_05_portascorrer4

Lavanderia também merece dica decoração caprichada

Pouco espaço na lavanderia? Não aguenta mais ver todos aqueles produtos de limpeza aparecendo? A dica de decoração, aqui, é criar um nicho com prateleiras em uma das paredes mais livres da área de serviço, fechado por portas de correr de veneziana.

Dessa forma fica tudo organizado – ou pelo menos parece que está – e ao mesmo tempo arejado. A vantagem é que o espaço necessário para fazer isso é muito pequeno: meça a largura da prateleira pela largura da maior parte dos produtos e calcule o acréscimo da porta.

Aproveite portas antigas

A sustentabilidade na decoração é uma tendência mundial, portanto para você que se preocupa com o meio ambiente também há solução. Se você tem portas antigas guardadas ou está apaixonada por aquelas do brechó, tudo o que tem a fazer é transformá-la em uma porta de correr.

Nas melhores lojas de material de construção é possível encontrar kits completos para a transformação em portas deslizantes pela parte superior. Basta adaptar o trilho ao teto e talvez cortar um pouco a porta para que ela não arraste no chão.

Você pode adaptá-las a qualquer espaço: banheiro, cozinha, quarto e até para fechar armários.

Coloque a cozinha no armário

Hoje, na maior parte dos apartamentos pequenos, aqueles de 50 m², por exemplo, a integração de espaços é total, ou seja, simplesmente não há paredes. Mas isso não significa que você, que não suporta ver a cozinha o tempo todo, seja obrigada a isso. As portas de correr também servem para esconder o que não precisa ser evidenciado.

Aqui, portanto, a dica é enfiar a cozinha no armário, literalmente. Para que ela não invada os demais espaços quando não está sendo necessária, use portas de correr para escondê-la. Quando elas estão fechadas o conjunto parece apenas mais um armário na sala.

Dicas de decoração: como fazer a porta de correr ser perfeita para o ambiente

Na cozinha

Ela deve ser resistente à água e produzida com material lavável. Também devem ter abertura suficiente para que os eletrodomésticos passem por elas. O puxador deve ter uma pegada firme, para que a mão não escorregue. Evite os tipo “cava”, preferindo os de alça.

08_05_portascorrer5

Na sala

Na sala a única regra é o seu bom gosto, use a criatividade e crie seu estilo próprio. Você pode usar qualquer material e qualquer cor. A dica aqui é atentar para a qualidade dos materiais e a durabilidade das ferragens. Quanto mais leves, também, mais fáceis de operar.

No quarto

Elas podem ser usadas tanto como porta de acesso ao cômodo quanto nos armários ou como divisória com a sala ou o banheiro. Também são comumente usadas para dar passagem aos jardim ou a varandas, especialmente as de vidro. Entretanto, há uma desvantagem: as portas de correr não são muito eficientes quando a questão é o isolamento acústico, o que pode prejudicar a qualidade do sono. Fique atento.

08_05_portascorrer6

No banheiro

Outra boa oportunidade de transformá-la no destaque do ambiente. Escolha o modelo que mais tiver a ver com o seu estilo, mas não esqueça que ela deve ser ainda mais resistente à umidade do que na cozinha. Prefira as sintéticas às de fibra natural, como as de madeira.

Agora, sim, você já pode tocar a sua reforma inspirada para fazer a melhor escolha!

Fonte: ImovelWeb

Encontre-nos no facebook