Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Questão de segurança

Questão de segurança

Treinamento conscientiza colaboradores para prevenção de acidentes.

Como em qualquer outra atividade, os condomínios também possuem riscos nos seus processos de trabalho, como na higienização de ambientes e nas manutenções das áreas comuns. Diante disso, é fundamental que os trabalhadores sejam orientados nas questões relativas à prevenção e ao combate de acidentes e doenças ocupacionais.

Com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos funcionários, bem como alertar quanto aos riscos nos processos diários, a administração do Condomínio Argus promoveu um treinamento baseado nos conceitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). “Desde o início do meu mandato, busquei informações com especialistas para auxiliar nesse tipo de qualificação, pois acredito que a prevenção é a melhor decisão quando o assunto é segurança no trabalho”, revela o síndico Cleverton Cidiclei Maciel.

Maria José de Deus, consultora em Segurança do Trabalho e instrutora do curso, destaca a importância de trabalhar em grupo: “É possível verificar o interesse de todos em conhecer melhor as questões relativas à prevenção de acidentes e de buscar soluções para as necessidades de segurança dos funcionários e também dos moradores do condomínio”.

Com carga horária de 20 horas, o treinamento foi baseado nos conceitos da NR- 5 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e abordou temas como: estudo do ambiente, das condições de trabalho, riscos originados do processo produtivo, metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho, medidas de prevenção, princípios de higiene e noções de combate a incêndios.

Sobre o lixo, os participantes foram orientados a manter os ambientes higienizados, a fazer o descarte correto dos resíduos e a orientar os moradores da importância de colaborar com a reciclagem. “Também destacamos a importância do uso dos equipamentos de proteção individual para a manipulação dos resíduos”, salienta.

segurança

Consultora Maria José de Deus, síndico Cleverton Maciel e funcionários do condomínio Argus

Qualidade dos equipamentos

O papel dos condomínios na segurança dos funcionários também foi evidenciado no treinamento destacando-se a importância da qualidade dos EPIs. “As empresas devem investir em equipamentos de proteção coletiva, porém, quando inviável, devem fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPI) de boa qualidade, com Certificado de Aprovação e capacitação quanto ao seu uso”, esclarece Maria José.

Participaram do curso os colaboradores contratados do condomínio e também os trabalhadores terceirizados que desenvolvem atividades de manutenção. Na avaliação do síndico o curso foi muito proveitoso, pois permitiu refletir sobre o trabalho, suas condições, a responsabilidade tanto do empregador quanto do empregado, as adequações e as alternativas necessárias para a mudança. “Além do conhecimento gerado sobre as exigências de cada função, foi perceptível a preocupação e o comprometimento demonstrados por cada participante para buscar o melhor para o condomínio”, relata o síndico.

O condomínio é um dos maiores do Estado

O Argus é um Conjunto Residencial formado por 34 blocos, 544 unidades habitacionais e com aproximadamente 2 mil moradores. A gestão está sob a responsabilidade de um síndico que conta com a ajuda de 34 subsíndicos e o apoio de três conselheiros consultivos. Para deixar tudo em ordem, há a colaboração de 24 trabalhadores e assessorias especializadas nas áreas de contabilidade, assessoria jurídica e manutenção de equipamentos.

Fonte: CondominioSC

Encontre-nos no facebook