Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Renove sua casa: veja 12 dicas para decorar os ambientes gastando pouco

Entre na onda do “faça você mesmo”: se a ideia é decorar a casa sem gastar muito, é preciso enxergar novas possibilidades para as peças que você já tem. Uma dica é pesquisar na internet os tutoriais que ensinam a renovar itens antigos. Para a designer de interiores Caroline Coraiola, a saída é entrar no clima do tão em voga “faça você mesmo”. “Uma mesa pequena e antiga pode ganhar um mosaico no tampo e virar o destaque da decoração do hall de entrada”, exemplifica. [Por Karine Serezuella, do UOL, em São Paulo].

Seja criativo: ter uma decoração “pé no chão” significa estar aberto a ideias que fogem ao comum. Por exemplo, para decorar o aparador ou a mesa de jantar, ao invés de comprar vasos sofisticados, a designer de interiores Renata Florenzano, sugere reutilizar garrafas de vinho ou frascos de perfumes.

Mude a cor das paredes: uma solução barata para dar uma nova cara aos ambientes é pintar as paredes. Uma dica para gastar bem pouco em espaços integrados como salas de estar e jantar é trocar apenas a cor de uma superfície. O serviço pode ser feito por você, sem a ajuda de um profissional. Para não errar na escolha das cores, use os simuladores de decoração disponíveis nos sites das fabricantes de tintas

No lugar das tintas, aplique papel de parede: “Para a sala de jantar, por exemplo, podemos optar por um papel nacional mais em conta ou um tecido que possa ser colocado pelo proprietário”, recomenda a designer de interiores Caroline Coraiola.

Invista em adesivos para azulejos: se você quer mudar a cara do ambiente, sem quebra-quebra, a dica é aplicar adesivos próprios para revestir azulejos da cozinha e até mesmo das áreas molhadas, como banheiros. Para a cozinha, por exemplo, utilize os modelos que imitam ladrilho hidráulico e azulejaria portuguesa, que dão um ar retrô ao espaço.

Fique de olho nas liquidações e garimpe peças usadas: para decorar a casa de forma barata e criativa, aproveite as promoções de lojas de decoração que acontecem anualmente nos meses de janeiro, fevereiro e julho. Ou, com um olhar de garimpeiro, vá a feiras de antiguidades, antiquários e lojas de móveis usados. Sua mesa de jantar, por exemplo, pode ter cadeiras de modelos variados adquiridas em algum bazar ou ponta de estoque.

Repagine seus móveis: para economizar na hora de renovar a casa, a designer de interiores Renata Florenzano sugere trocar os tecidos de sofás, poltronas e cadeiras de jantar. No quarto, você pode investir na reforma dos armários, revestindo-os com espelhos, por exemplo, e para renovar os criados-mudos, aplicar uma nova cor à madeira. Para a arquiteta Karina Korn, no banheiro, pintar o gabinete também é uma saída para uma mudança barata. Algumas dessas modificações podem ser feitas em casa mesmo.

Compre almofadas, tapetes e cortinas: comparados aos móveis, esses objetos de decoração têm um custo menor e são verdadeiras peças curingas. Na sala de estar, dispor almofadas e xales sobre o sofá e as poltronas e trocar o tapete e o tecido da cortina podem dar um novo ar ao ambiente, além de proporcionarem aconchego. Se você tiver jeito para a costura, arrisque-se e faça suas próprias capas de almofadas.

Opte por móveis planejados: num primeiro momento, você pode pensar que um mobiliário sob medida não seja uma solução em conta. No entanto, para residências definitivas, em especial para quartos e cozinhas, os móveis planejados oferecem um bom custo-benefício, porque aproveitam melhor o espaço existente no cômodo

Troque as roupas de cama: você pode repaginar o quarto apenas investindo em uma composição para vestir a cama. Colchas, almofadas, travesseiros, mantas não requerem gastos muito altos e renovam a cara do ambiente. Fazer a cama de forma “profissional” também ajuda no resultado final.

Decore ambientes com quadros: para quem possui quadros na sala de estar, uma dica da arquiteta Karina Korn é trocar apenas as molduras. “Essa pequena mudança faz com que as telas pareçam novas, sem gastar muito dinheiro”, explica.”No corredor ou no hall de entrada, uma composição de fotos ou pôsteres cabe em qualquer bolso e faz uma diferença incrível”, completa a arquiteta. Para a designer de interiores Caroline Coraiola, um arranjo de molduras sem telas fica muito charmoso e também não custa muito.

Caixas organizadoras são itens de decoração: além de deixarem os ambientes bem arrumados, as caixas ou cestos de vime, por exemplo, decoram o espaço. No banheiro, coloque-as sob a bancada e as preencha com toalhas brancas. Na área de serviço, você pode usá-las para colocar as roupas que serão passadas.

Fonte: UOL

Encontre-nos no facebook