Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Síndico investe em reciclagem e compostagem

Resultado de imagem para reciclagem

Medidas sustentáveis e nada de cota extra. Essa é a meta de Saul Cusnir, síndico do Condomínio Golden Garden, em Botafogo. A frente da gestão do imóvel desde 2009, o administrador de 49 anos já conseguiu reduzir significativamente os gastos de energia, com a instalação de lâmpadas de LED e sensores de presença; de água, com reaproveitamento parcial da água usada nas lavadoras de roupa; e também conseguiu transformar o material que seria descartado em lucro, por meio da implementação da coleta seletiva e da venda do material reciclável. Para estimular a continuidade do processo, a verba obtida é rateada entre os funcionários que cuidam do lixo.

Mas, se todas essas medidas já parecem bem comuns entre os condomínios que prezam a sustentabilidade, Saul deu um passou a frente ao estimular a compostagem do lixo orgânico para uso no jardim do condomínio. Agora, a próxima meta é a instalação de um sistema de uso de energia solar. A ideia só não saiu do papel ainda porque o síndico não quer que o projeto pese no bolso dos condôminos.

Aliás, a adoção de tantas medidas sustentáveis aliadas a boa manutenção das finanças é motivo de orgulho para Saul. Na história apresentada para a disputa do prêmio, ele faz questão de destacar que, paralelamente às ações, ele investiu na reforma da academia, na construção de um espaço gourmet, na reforma e ampliação do salão de festas, na criação do espaço teen, entre outras melhorias.

Por isso, não é à toa que o administrador fica muito orgulhoso por estar entre os finalistas do Prêmio Secovi Rio 2016. “É ótimo. Principalmente por fazer algo de bom para a natureza e para os moradores. E, mais ainda, por poder ampliar essas práticas divulgando-as em eventos como esse”, celebra. Mesmo assim, ele se mantém humilde. “Na verdade, acredito que ainda sou aluno primário nesse assunto. Mas, quando me tornei síndico, tive o prazer de colocar isso em prática para uma quantidade maior de pessoas”, finaliza.

Fonte: Condominios Verdes | SecoviRio

Encontre-nos no facebook