Usar o piso nas paredes: conheça essa tendência

Quer dar uma repaginada na sua casa? Aposte na nova maneira de decorar com pisos nas paredes e renove-se. A palavra porcelanato rapidamente nos remete a piso, mas isso tem se modificado. Além dele, outros materiais antes apenas usados no chão ascenderam às paredes e aos tetos na tendência contemporânea de decoração, aumentando as possibilidades […]

Quer dar uma repaginada na sua casa? Aposte na nova maneira de decorar com pisos nas paredes e renove-se.

A palavra porcelanato rapidamente nos remete a piso, mas isso tem se modificado. Além dele, outros materiais antes apenas usados no chão ascenderam às paredes e aos tetos na tendência contemporânea de decoração, aumentando as possibilidades de produzir um visual diferenciado para a sua casa, comércio ou escritório. Conheça esses materiais e algumas opções para usá-los em sua customização.

Porcelanato

Banheiro com espelho diferenciado, pastilhas na parede e piso em mosaico.

Enquanto a cerâmica comum é utilizada no Brasil desde a colonização, o porcelanato apenas nos brindou com a sua chegada na década de 1990, trazendo como diferenciais a resistência, a menor porosidade (reduzindo a absorção de água), a homogeneidade, o melhor corte e acabamento das peças. Hoje, apresenta uma enorme variedade de estampas, desenhos e texturas, ganhando com isso mais diversidade, responsável por torná-lo uma excelente escolha.

Ele não apresenta, a princípio, limitações de aplicação, devendo apernas ser observadas características técnicas, como abrasão, impermeabilidade, resistência e acomodação do rejunte – questões que você pode sanar com o auxílio de profissionais como arquitetos, designers de interiores ou mesmo comerciantes especializados.

Piso laminado

Moderno

Outra tendência atual é usar o piso laminado, um painel com grande variação de estampas, na parede de sua casa. Além dos seus atributos estéticos, são ótimos isolantes térmicos e acústicos e são oferecidos por um preço menor que outras opções (como a madeira). Ele também apresenta mais facilidade para limpeza, não exigindo muita manutenção.

Cimento queimado

cimento queimado na parede e epoxi branco no piso

Durável e de fácil manutenção, o cimento queimado tem se mostrado uma alternativa com excelente custo benefício: barato, mas sofisticado. Não é obtido por queima, como poderia sugerir o nome. Feito quase exclusivamente à base de água, cimento e areia (podendo ser acrescidos corantes), pode apresentar uma variedade surpreendente de cores e acabamentos.

As únicas contra-indicações são quanto ao uso em banheiros por ser uma superfície escorregadia em contato com a água ou sabonetes, e em quartos por deixá-los muito frios, sobretudo no inverno. Sendo a parede comumente lisa, sugere-se apenas que seja feito antes da aplicação um chapisco, aumentando a aderência.

Dicas de uso do piso nas paredes

Para ter sucesso e pensar nas possibilidades que se apresentam com o uso desses materiais em quaisquer superfícies, seguem 3 dicas que podem mudar a sua forma de pensar a decoração:

– Sensação de amplitude

Usando o mesmo revestimento em um e outro, você pode obter simultaneamente mais homogeneidade, enobrecimento e sensação de amplitude do espaço – ideal, sobretudo, para ambientes menores. Uma ideia é também construir o encontro de um e outro com um acabamento arredondado (dependendo do material eleito), dando continuidade. Para obter êxito, apenas não se esqueça de seguir da parede ao chão o mesmo alinhamento e sentido.

– Elegância suave a partir do rodapé

Se você optou por uma estética mais neutra, sem grandes contrastes e com pouco uso de estampas, você pode dar mais charme ao lugar utilizando uma estampa diferente do piso e do restante da parede no rodapé. Para fazer isso apenas não se esqueça de pensar antes nas outras estampas, texturas e colorações com as quais ele ficará em contato (incluindo os móveis).

– Limitação das áreas da casa

Antigamente, as casas costumavam ter ambientes mais delimitados, como copa, sala e cozinha. Hoje, com mudanças culturais, eles passaram a se integrar mais. Tendo em sua casa alguma dessas conjugações, você pode apostar em uma falsa segmentação através de uma divisão de estampa. Usando piso, parede e teto em contraste em cada uma dessas áreas, você obterá um espaço elegante, interessante e multifacetado, sem privar-se do diálogo real entre os ambientes.

Fonte: ImovelWeb

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: