Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Veja as 10 atitudes que vão tornar sua casa mais sustentável

Pequenas mudanças podem tornar sua vida melhor e ajudar a natureza ao mesmo tempo

Para colocar em prática o conceito de sustentabilidade é necessário se atentar para detalhes que fazem a diferença e impactam positivamente a preservação do meio ambiente. Por isso, a Revista do ZAP selecionou dez dicas que  vão fazer você incorporar atitudes que vão tornar sua casa mais sustentável.

Revista do Zap mostra como fazer decoração de quarto sustentável (Foto: Reprodução/Vídeo)

Quarto sustentável tem decoração feita com móveis de papelão (Foto: Revista do ZAP)

1. Reciclagem

Separe o lixo orgânico do reciclável, dividindo este último por tipo: plástico, papel, vidro e metais. Descarte o lixo eletrônico – pilhas, baterias, etc. – em lixos apropriados. Sacolas de plástico e papel são descartáveis, por isso é melhor reutilizá-las quando fizer suas compras ou usar sacolas de pano.

Mas não adianta separar o lixo dentro de casa e depois descartá-lo todo misturado. Informe-se com a prefeitura de sua cidade sobre os horários e os roteiros de coleta seletiva.

Luminárias feitas com garrafas de vidro deixam o ambiente criativo (Foto: Fabio Basso)

2. Economia de energia

É simples: apague a luz quando você não estiver em determinado ambiente. Não deixe a TV ou computador ligados quando você não os estiver usando. Escolha lâmpadas de LED em vez das comuns. Elas são um pouco mais caras, mas usam menos energia e duram mais. Com a LED, você pode ter economia de até 80% no consumo de energia.

3. Eco-friendly products

Procure e use produtos eco-friendly , aqueles que buscam eliminar ou minimizar os efeitos nocivos ao meio ambiente. Geralmente eles são feitos com recursos renováveis e são os mais variados: de limpeza; de higiene; de beleza; de cama, mesa e banho; de vestuário.

Procure nas prateleiras do supermercado por produtos que tenham a classificação “biodegradável” em sua embalagem. Os materiais biodegradáveis se decompõem pela ação de microorganismos, perdendo suas propriedades químicas nocivas em contato com o meio ambiente.

sofá de bambu

Opte por peças feitas de bambu de reflorestamento (Foto: Shutterstock)

4. Móveis

A decoração sustentável ganha cada vez mais força. O eco-friendly também é tendência nos móveis. Em vez de madeira, escolha peças feitas com bambu de reflorestamento, ele é mais barato e mais resistente. Outras alternativas são os móveis feitos de material reciclável como metais, vidro e plástico.

Cadeira com garrafa pets

Assento e encosto de cadeira feitos com garrafas pets é uma forma critaiva de reciclar o material e aproveitá-lo na decoração da casa (Foto: Shutterstock)

5. Tintas

Quando for pintar sua casa, opte por tintas naturais e ecológicas. Elas são fabricadas com matérias-primas naturais, sem sintéticos ou insumos derivados de petróleo em sua composição. As tintas tradicionais possuem componentes químicos que são prejudicais para a saúde e para o meio ambiente como metais pesados e fungicidas sintéticos.

Baldes de tinta
Existem produtos ecológicos disponíveis no mercado, como tintas e itens de higiene (Foto: Shutterstock)

6. Ventilação

Tente não impedir passagem de vento em sua casa. Deixe que o ar fresco do meio ambiente circule, substituindo o dióxido de carbono (CO2). Prefira ventilador a ar-condicionado. Se for necessário um ar-condicionado, é bom comprar um que utilize fluido refrigerante ecológico.

7. Economia de água

Não desperdice água. Deixe as torneiras abertas somente quando você realmente precisar. Se possível, utilize um sistema de captação de água de chuva. A água da chuva não é potável, mas pode ser utilizada na lavagem de carros, descarga de vasos sanitários, irrigação de jardim.

8. Plantas

Além de decorar o ambiente, as plantas são ótimas em renovar o ar e desintoxicar o interior de casa. A Hera, o Clorofito, a Jiboia e o Lírio-da-Paz são algumas das plantas que mais purificam o ar.

plantas

As plantas são fundamentais para renovar o ar do ambiente, além da beleza natural que trazem para dentro de casa (Fotos: Shutterstock)

9. Luz natural

Aproveite, ao máximo, a luz natural. Isso pode ser feito por meio de janelas grandes, paredes de vidro, dispositivos que reflitam e rebatam a luz e clareiem os ambientes. Desta forma, você economiza no uso de lâmpadas.

10. Não aos descartáveis

Prefira o uso de materiais reutilizavéis. Use talheres, copos e pratos de louça. Além de os descartáveis gerarem lixo, eles demoram para a se decompor.

Fonte: ZAP Imóveis

Encontre-nos no facebook