Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Veja quais os tipos de lajes podem ser usados na construção de casas

Saiba como é feita a laje maciça e a pré-moldada

A laje é um plano horizontal estrutural que se apoia nas vigas e pilares ou nas paredes estruturais. São usadas para cobrir a casa ou colocadas embaixo do telhado, como forro, para melhorar a sensação térmica e diminuir ruídos. Também se faz uma laje sobre o chão de terra, antes dos pisos em casas térreas e para criar novos níveis em andares superiores. Ela deve ser bem planejada para aguentar o que vier apoiado nela.

montagem da laje 

Tipos mais comuns: laje maciça é pré-moldada

A laje maciça é construída na obra. O pedreiro confecciona uma forma de madeira e sustenta com madeira de escoramento (ele vai chamar de pontaletes), monta a ferragem dentro da forma e depois preenche com concreto.

O pedreiro deve tomar muito cuidado com a concretagem da laje e usar ferramentas e equipamentos adequados para garantir que a resistência seja suficiente para suportar o peso.

Esse tipo de laje vence grandes vãos e permite um acabamento liso na parte debaixo (aparente). Elas podem ser de vários tipos como: as simples, que se apoiam nos pilares e vigas da construção; as cogumelos, que se apoiam diretamente nos pilares; e as nervuradas ou caixão perdido, formadas por um conjunto laje+viga+laje que vence grandes vãos.

Já a laje pré-moldada vem pronta para instalação. Isso deixa a obra mais rápida e dá mais certeza de que a laje terá a resistência necessária. Além disso, não será preciso usar as formas de madeira, que geram muito entulho na obra.  Como desvantagem, é mais dificil dar um bom acabamento nesse tipo de laje.

lajes pré-moldadas 

Elas são compostas por placas ou painéis de concreto preenchidos com materiais diversos e os tipos de laje pré-moldadas mais comuns são: as lajes treliçadas constituidas por uma armadura de ferro em forma de treliça preenchida com lajotas cerâmicas para pequenos vãos, isopor para diminuir o peso da estrutura e as lajes de paineis de concreto treliçados para vencer vãos maiores.

Tem ainda outras lajes pré-fabricadas menos usadas em casas, como as metálicas, as lajes conhecidas como “Danoninho”, porque suas fôrmas são semelhantes ao formato de potes do iogurte e várias outras.

Cuidados importantes

Antes de colocar a laje é necessário ter um esquema de montagem e de escoramento, fornecido pelo fabricante (no caso das pré-moldadas) ou pelo engenheiro estrutural e que deve ser seguido com o acompanhamento do responsável técnico da obra.

Outra coisa importante: Se tiver que fazer recortes na laje (para passar tubulação, para iluminação ou escadas), será preciso reforçar o local e deixar o vão. Atenção: não quebre partes da laje e nem corte os vergalhões. Ela fica frágil e pode desabar.

Também é preciso respeitar o tempo de secagem (cura) que pode variar dependendo dos aditivos para diminuir o tempo de desfôrma e retirada de escoramento e até do cimento usado na mistura. O tempo fica entre  7 a 28 dias para retirar a forma e o escoramento.

Laje 

Dica de ouro

Peça auxilio do arquiteto e do engenheiro calculista de obra para escolher a melhor laje para a sua residência. Que será aquela que vence o vão de forma segura e economica, adequada ao tempo de execução da obra e com a estética que sonhou!

E  se for comprar pronta escolha fabricantes devidamente registrados no Conselho Regional de Engenharia, e que tenham engenheiros presentes na empresa, para elaboração das propostas e fornecimento dos produtos com garantia do fabricante. Para construir em obra escolha bem os profissionais para garantir a qualidade. Depois, é só fazer o churrasco pra comemorar o término da construção da laje.

Fonte: ZapImoveis

Encontre-nos no facebook