Entre em contato por e-mail

Confira nossos artigos e notícias

Conecte-se no Twitter com a Duplique Desembargador!

Download de aplicativos (como o Adobe Reader) e modelos de documentos e formulários

Acompanhe a evolução dos condomínios da Duplique Desembargador!

Conecte-se no Facebook com a Duplique Desembargador!

Conecte-se no Google Plus com a Duplique Desembargador!

Zeladores atentos à segurança

Zeladores atentos à segurança

Seminário realizado em Itapema destaca o papel do zelador para o cumprimento das regras de segurança nos condomínios.

Como o próprio nome diz, o zelador deve zelar pelo bom andamento de diversas atividades na rotina do condomínio e, entre outras atribuições, tem papel fundamental na garantia da segurança.

Embora não exerça diretamente a função de segurança, este profissional tem contato com a gestão diária do condomínio, pois conhece bem as normas e o funcionamento da estrutura interna e, por isso, pode ajudar na prevenção estando atento às situações de risco, exigindo o cumprimento das normas. “Com ou sem outros colaboradores, o zelador deve dispensar especial atenção à segurança”, explica o consultor em segurança, Fernando José Luiz, que proferiu palestra sobre o tema no XIII Seminário dos Zeladores, realizado pelo Núcleo das Administradoras de Condomínios, da Associação Empresarial de Itapema (Acita).

Apesar de a segurança ser um dever do Estado, o especialista ressalta que todos têm sua parcela de responsabilidade e podem contribuir na prevenção de práticas criminosas. “A segurança exige comprometimento de todos e quem reside em condomínio, compartilhando ambientes comuns, deve seguir normas e condutas, pois com planejamento e cooperação, é possível prevenir a prática de ações criminosas no condomínio. E com treinamento, orientação e fiscalização podem-se proporcionar serviços com mais qualidade”, destaca.

zelador

Palestra sobre segurança reuniu funcionários de condomínios em Itapema

Na avaliação do especialista, o zelador deve se preocupar com a segurança, pois essa atitude beneficia tanto os condôminos como os funcionários. “É importante que o zelador tenha consciência de que não é seguro o descumprimento das normas, como por exemplo, trabalhar com janelas e porta aberta na portaria, ou ser prestativo em atender alguém, ignorando a segurança, apenas para agradar os condôminos”, ressalta Fernando.

De acordo com o profissional, cabe ao zelador auxiliar os demais funcionários nas tarefas de prevenção, em especial no controle de acesso de pessoas e veículos ao prédio, na circulação de condôminos, visitas, empregados do condomínio ou de prestadores de serviços. “Todas as pessoas devem ser identificadas e quando autorizado o acesso, devem ser registradas a entrada e a saída. Além disso, a passagem das informações a cada troca de turno na portaria também é fundamental para manter todos cientes das ocorrências”, explica.

Integração

O consultor destaca que, quando integradas, a segurança humana, as ferramentas tecnológicas e a estrutura física adequada são mais eficientes para manter o padrão de segurança planejado e, portanto, cada zelador deve se adequar à realidade do condomínio e utilizar os recursos disponíveis.

No entanto, ele afirma que, identificar uma situação insegura e agir diante dela não é uma tarefa simples. Por isso, qualquer movimento estranho de pessoas ou veículos nas imediações do condomínio, nas portas e portões de acessos, entrando ou saindo do condomínio, quando não autorizados, podem caracterizar uma situação insegura. “O acionamento da polícia deve ocorrer sempre que houver a prática de algum crime, contravenção ou a iminência de fatos semelhantes”, completa.

zelador

Elke Georg presenteia zeladora participante do evento.

Seminário dos Zeladores

O Seminário dos Zeladores faz parte do calendário realizado pelo Núcleo das Administradoras de Condomínios, da Associação Empresarial de Itapema (Acita) e tem como público-alvo os profissionais dos condomínios administrados pelos nucleados. “O objetivo é integrar e promover a instrução dos colaboradores”, explica Elke Georg, da Ética Assessoria Contábil e Administração de Condomínios, uma das integrantes do Núcleo empresarial.

Promovido com o patrocínio de empresas da região, o encontro aconteceu no dia 25 de agosto e contou com a presença de 260 profissionais de condomínios atendidos pelas administradoras que compõem o Núcleo da ACITA. Segundo Elke, foram apresentadas palestras, realizados sorteios de brindes e uma apresentação do Grupo de Teatro Galpão que, patrocinado pelo Jornal dos Condomínios e SCOND Condomínios Inteligentes, mostrou com humor situações vivenciadas pelos zeladores no dia a dia do prédio resolvendo problemas que costumam afetar muitos moradores.

Fonte: CondominioSC

Encontre-nos no facebook